Uma proposta metodológica para a aprendizagem de estatística: contribuições da engenharia didática

DSpace Repository

A- A A+

Uma proposta metodológica para a aprendizagem de estatística: contribuições da engenharia didática

Show simple item record

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Rosa, Silvana Bernardes pt_BR
dc.contributor.author Hey, Amaury Ubiratan Borges pt_BR
dc.date.accessioned 2012-10-19T10:12:22Z
dc.date.available 2012-10-19T10:12:22Z
dc.date.issued 2001
dc.date.submitted 2001 pt_BR
dc.identifier.other 187358 pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/82004
dc.description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. pt_BR
dc.description.abstract O trabalho apresenta uma metodologia de ensino para a disciplina de Gestão da Produção, ramo Estatística, do Curso Superior de Tecnologia em Mecânica do Centro Federal de Educação Tecnológica do Paraná (CEFET-PR) e foi norteado por princípios epistemológicos, didáticos e tecnológicos necessários ao processo de condução da aprendizagem. Para testar o funcionamento da metodologia , escolheu-se a fórmula da Distribuição Binomial e a aplicação ocorreu numa turma da disciplina de Gestão da Produção do CEFET-PR. A pesquisa foi analisada pela metodologia da engenharia didática, em três sessões que compõem a metodologia e é caracterizada pelo registro dos estudos feito sobre o entendimento da fórmula da Distribuição Binomial e pela validação. Esta validação da pesquisa é feita sobretudo internamente, prescindindo assim de análises comparativas utilizadas em outras metodologias, pois se baseia numa confrontação entre uma análise a priori e a posteriori. pt_BR
dc.format.extent ii, 107 f.| il., tabs., grafs. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.subject.classification Engenharia de produção pt_BR
dc.subject.classification Ensino pt_BR
dc.subject.classification Metodologia pt_BR
dc.subject.classification Estatistica pt_BR
dc.subject.classification Estudo e ensino pt_BR
dc.title Uma proposta metodológica para a aprendizagem de estatística: contribuições da engenharia didática pt_BR
dc.type Dissertação (Mestrado) pt_BR


Files in this item

Files Size Format View
187358.pdf 3.859Mb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar