Proposta curricular de Santa Catarina: o fazer e o dizer da Secretaria de Estado da Educação

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Proposta curricular de Santa Catarina: o fazer e o dizer da Secretaria de Estado da Educação

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dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.author Carvalho, Maria Waltair pt_BR
dc.date.accessioned 2012-10-19T10:06:20Z
dc.date.available 2012-10-19T10:06:20Z
dc.date.issued 2001
dc.date.submitted 2001 pt_BR
dc.identifier.other 179677 pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/81994
dc.description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Sociologia Política. pt_BR
dc.description.abstract Esta dissertação contempla a recuperação, análise e interpretação das relações que se estabeleceram na trajetória da Proposta Curricular de Santa Catarina, desde o pensar para a sua elaboração até este momento, dez anos após, e como vem acontecendo a sua aceitação e a sua implementação na prática pedagógica. Duas abordagens são discutidas. A primeira é em relação aos Governos e como eles trataram, via Secretaria de Estado da Educação, a Proposta Curricular Catarinense. A segunda é em relação ao movimento docente, que na sua luta incessante pela dignidade profissional, não absorveu devidamente o conteúdo teórico-filosófico da Proposta Curricular de Santa Catarina, em sua prática na sala de aula. O enfoque maior é dado ao capítulo que pesquisa o fazer e o dizer da Secretaria de Estado da Educação, com referência à proposta oficial de currículo. É feita toda uma discussão teórica, transitando por diversos autores da Educação (da teoria histórico-crítica, neomarxistas e pós-estruturalistas) e da Sociologia da Educação (conflitualistas, principalmente), e privilegiando categorias como, por exemplo, a contradição e a práxis. O referencial teórico desta dissertação baseia-se no Materialismo Dialético. Assim, objetiva suscitar reflexões, análises e discussões sobre Educação, escola e currículo, e, mais direta e especificamente, sobre a postura da Secretaria de Estado da Educação: se há coerência entre sua prática e sua teoria, perpassando por sua relação com o professorado. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.subject.classification Sociologia pt_BR
dc.subject.classification Sociologia politica pt_BR
dc.subject.classification Currículos pt_BR
dc.subject.classification Planejamento pt_BR
dc.subject.classification Ensino pt_BR
dc.subject.classification Curriculos pt_BR
dc.subject.classification Santa Catarina pt_BR
dc.subject.classification Materialismo dialetico (Leis filosóficas) pt_BR
dc.title Proposta curricular de Santa Catarina: o fazer e o dizer da Secretaria de Estado da Educação pt_BR
dc.type Dissertação (Mestrado) pt_BR
dc.contributor.advisor-co Sousa, Fernando Ponte de pt_BR


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