Formação de professores à distância: da ação - reflexão - ação

DSpace Repository

A- A A+

Formação de professores à distância: da ação - reflexão - ação

Show simple item record

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Pereira, Alice Theresinha Cybis pt_BR
dc.contributor.author Oliveira, Rozana Aparecida Andrade pt_BR
dc.date.accessioned 2012-10-19T08:29:19Z
dc.date.available 2012-10-19T08:29:19Z
dc.date.issued 2001
dc.date.submitted 2001 pt_BR
dc.identifier.other 179148 pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/81851
dc.description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro Tecnológico pt_BR
dc.description.abstract O presente trabalho caracteriza-se por uma abordagem conceitual acerca da necessidade de formação de professores, bem como possibilidade de superar os denominados programas formais realizados por meio de atividades de ensino presencial, em uma proposta de curso de formação para professores que desejam se especializar através de modelo pedagógico onde os principais pilares são: motivação, instrumentalização e pesquisa, num processo de ensino aprendizagem estimulante e automotivo, tendo por parâmetros o desenvolvimento de um ambiente construtivista de aprendizagem enriquecido com informações, desafios, materiais textuais e programas computacionais, simulações, que provoquem a atividade compartilhada, a interatividade e a criação no sentido de adaptação, de extensão, de invenção consciente. Nesse sentido é evidente a exigência da Educação a Distância nos tempos atuais, na busca pela concretização da melhoria da qualidade em Educação. É preciso para tanto enfatizar a possibilidade de utilização de novas tecnologias, como forma de repensar e dinamizar o ensino garantindo continuidade na formação do professor, considerando a contribuição para reduzir o número de profissionais que não possuem acesso a informação atualizada. Novos paradigmas fazem com que a Educação a Distância seja considerada como prática educativa. Foi por acreditar nesta possibilidade que um capítulo deste trabalho relata a experiência vivida pelos professores da Universidade Federal do Mato Grosso num projeto de Licenciatura Plena em Educação Básica, através da Educação a Distância. Este trabalho visa mostrar que a Educação seja presencial ou a Distância, precisa ser repensada, precisa promover condições para que o professor seja capaz de envolver num processo de ensino-aprendizagem. Capaz de levar o professor a aprender a aprender, a pensar, criar, inovar, a construir seu conhecimento, a participar ativamente do seu próprio crescimento pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.subject.classification Engenharia de produção pt_BR
dc.subject.classification Ensino a distancia pt_BR
dc.subject.classification Professores - pt_BR
dc.subject.classification Formação pt_BR
dc.title Formação de professores à distância: da ação - reflexão - ação pt_BR
dc.type Dissertação (Mestrado) pt_BR


Files in this item

Files Size Format View
179148.pdf 215.5Kb PDF Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar