Abstract:
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Resumo: A compreensão da mente e da produção, organização e transmis-são do conhecimento, inclusive com o apoio das novas tecnologias da inteligência, é um campo de interesse da ergonomia cognitiva. Muitas vezes a abordagem usada para tratar destas questões tem sido uma abordagem mecanicista, que visa descrever o funcionamento da mente como uma máquina. Neste trabalho apresentamos algumas limitações da abordagem mecanicista, especialmente para lidar com aspectos fun-damentais em educação e saúde, como sensibilidade, criatividade, in-tuição, emoção, transcendência. Baseados em referenciais contempo-râneos e tradicionais - especialmente na visão epistemológica da física quântica e no veículo Vajrayana e na escola Madhyamika do budismo - procuramos mostrar novas possibilidades de compreensão da mente e da consciência e de sua relação com o corpo e o ambiente. Neste contexto, trazemos propostas conceituais e práticas para uma outra vi-são de conhecimento, ética, saúde, educação e novas tecnologias, vi-sando uma formação humana integral. O trabalho está apoiado tanto em pesquisa bibliográfica quanto na experiência pessoal do autor como professor universitário destes tópicos e estudante de meditação.Palavras-chave: ética, transdisciplinaridade, interdisciplinaridade, ergonomia cognitiva, abordagem holística, informática, física quântica, budismo, consciência. |