A criação de valor através de estratégias de marketing nas pequenas empresas

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A criação de valor através de estratégias de marketing nas pequenas empresas

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dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Possamai, Osmar pt_BR
dc.contributor.author Rank, Sueli Maria Weiss pt_BR
dc.date.accessioned 2012-10-19T06:37:03Z
dc.date.available 2012-10-19T06:37:03Z
dc.date.issued 2001
dc.date.submitted 2001 pt_BR
dc.identifier.other 186037 pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/81664
dc.description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. pt_BR
dc.description.abstract Face à necessidade de reconfiguração das empresas, gerada pelas transformações tecnológicas e pela velocidade da globalização, uma tendência mundial se faz sentir: o esvaziamento de postos de trabalho no setor industrial e um considerável aumento no setor de serviços. Essa realidade pressupõe a criação de várias empresas, na sua maioria, de pequeno porte, o que dá especial importância a esse estudo, pois aliado à criação de novas empresas, o seu índice de mortalidade extremamente alto indica um problema a ser investigado. Portanto, a presente pesquisa procura sugerir estratégias de marketing agregadoras de valor como fatores amenizadores desse problema, e um caminho possível para a manutenção e o desenvolvimento das pequenas empresas. Criou-se, então, um modelo para a aplicação de estratégias de marketing, específico para empresas de pequeno porte. O modelo desenvolvido neste trabalho parte de uma revisão crítica da bibliografia referente às especificidades das pequenas empresas, como também das práticas de marketing, e busca correlacioná-las, estabelecendo parâmetros internos para sua aplicação e determinando quais as condições para o uso do marketing nas pequenas empresas, quais as estratégias compatíveis e quais as mudanças necessárias à sua prática. pt_BR
dc.format.extent ii, 169 f.| il., tabs., grafs. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.subject.classification Engenharia de produção pt_BR
dc.subject.classification Pequenas e medias empresas pt_BR
dc.subject.classification Administração pt_BR
dc.subject.classification Marketing pt_BR
dc.subject.classification Planejamento empresarial pt_BR
dc.title A criação de valor através de estratégias de marketing nas pequenas empresas pt_BR
dc.type Dissertação (Mestrado) pt_BR


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