Abstract:
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O fluxo turístico dos países tem aumentado muito nos últimos anos, devido a melhoria nos transportes, do crescimento econômico e da descentralização industrial. Esse incremento refletiu significativamente na rede hoteleira que hospeda executivos, revelando-se investimento muito promissor para diversos analistas de mercado. Com isso houve uma expressiva elevação na oferta de leitos em diversas capitais brasileiras, inclusive Curitiba, que estaria causando uma super oferta. Dá-se especial atenção também à chegada de redes hoteleiras internacionais, que trazem o conceito de bandeira, de operação integrada e um grande know how de gerenciamento hoteleiro, que deverá acirrar ainda mais a concorrência no setor. Este estudo foi desenvolvido para identificar e compreender o perfil do gerente de hotéis voltados ao turismo de negócios a partir de sua inserção no contexto turístico geral, de modo a perceber sua capacitação para dirigir a empresa nesse novo ambiente competitivo. Para tanto, foram resgatados na literatura sobre organizações os conceitos de turismo, hotelaria, gerenciamento e gerenciamento hoteleiro.Buscou-se identificar no referencial teórico fatores que influenciam o momento, as necessidades organizacionais, as variações de tempo e de espaço refletem diretamente no estilo gerencial, criando formas gerenciais diferentes. Entendeu-se de que a cada período de tempo corresponde a um modo de gerenciamento para uma determinada organização. Esses exames serviram de fundamentação para a pesquisa de campo. Do ponto de vista metodológico, tratou-se de um estudo de caso, a abordagem foi qualitativa, com objetivos exploratórios. A pesquisa foi classificada, ainda, como básica e descritiva. Para a identificação e compreensão do perfil do gerente de hotéis foi efetuada visita a um hotel de Curitiba e por meio de uma entrevista semiestruturada com seu gerente foram coletados dados sobre o tema. Na pesquisa observou-se que a organização hoteleira tem cunho familiar, tendo profissionalizado o gerenciamento após o falecimento de seu principal gestor, confirmando a percepção de alguns autores, dentre os quais Castelli, de que no Brasil a maioria da empresas hoteleiras são organizações familiares e que suas formas de administração, geralmente, são baseadas conhecimento empírico, necessitando, contudo, de uma abordagem sistêmica |