Critérios para a análise de ferramentas computacionais de apoio à aprendizagem cooperativa
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dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Ramos, Edla Maria Faust |
pt_BR |
dc.contributor.author |
Arriada, Mônica Carapeços |
pt_BR |
dc.date.accessioned |
2012-10-19T05:06:27Z |
|
dc.date.available |
2012-10-19T05:06:27Z |
|
dc.date.issued |
2001 |
|
dc.date.submitted |
2001 |
pt_BR |
dc.identifier.other |
181160 |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/81528 |
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dc.description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Atualmente percebe-se um grande destaque, tanto no setor empresarial quanto educacional, ao desenvolvimento de habilidades como senso crítico, dinamismo, criatividade, expressão pessoal, capacidade de trabalhar em grupo, entre outros. Devido a esse fato freqüentemente se ouve diálogos sobre a importância da cooperação, aprendizagem cooperativa (AC) e trabalho em equipe. Apesar das tecnologias computacionais potencializarem essas relações existem muitas dificuldades na utilização adequada destas. Dentre estas dificuldades destacamos a falta de uma compreensão mais ampla da importância da cooperação e de como promovê-la. Os estudos encontrados na literatura disponível são ainda insuficientes para orientar adequadamente o desenho e a utilização de recursos computacionais para o apoio à AC. Dentro dessa problemática, buscou-se identificar diferentes possibilidades de organização das atividades de aprendizagem - a fim de promover condições favoráveis a interações cooperativas - e relacionar essas atividades com recursos computacionais adequados às suas características específicas e necessidades. Os resultados da pesquisa realizada foram sintetizados em duas taxionomias: i) taxionomia para a análise de ferramentas de apoio à aprendizagem cooperativa e; ii) taxionomia para as formas de organização das atividades de aprendizagem cooperativa apoiadas por computador. A principal contribuição trazida por este trabalho, por meio das taxionomias mencionadas, é apresentar uma fonte concisa dos principais critérios de observação na preparação e encaminhamento de atividades de aprendizagem cooperativa quando apoiadas por computador. Estes critérios são importantes aos educadores pois orientam o planejamento das atividades e a avaliação e escolha de recursos computacionais para o apoio às mesmas. Por outro lado o benefício trazido aos desenvolvedores é uma compreensão mais elaborada dos processos envolvidos em diferentes atividades de AC, contribuindo para o design e implementação de ferramentas mais eficientes e de utilização mais simples e intuitiva. |
pt_BR |
dc.format.extent |
x, 108 f.| il. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
Florianópolis, SC |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Ciência da computação |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Informatica |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Aprendizagem |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Cooperação |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Grupos de trabalho |
pt_BR |
dc.title |
Critérios para a análise de ferramentas computacionais de apoio à aprendizagem cooperativa |
pt_BR |
dc.type |
Dissertação (Mestrado) |
pt_BR |
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