Abstract:
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No limiar deste novo milênio, o homem está diante do espetáculo da comunicação e informação, frente aos avanços da tecnologia, às voltas de uma nova cultura. É a cultura do ciberespaço, a ser conquistado por todos, mas também, por aqueles que trazem consigo a missão educativa, a semente do ensino e da partilha. Analisar o universo da Educação, frente aos novos desafios da modernidade, foi objeto desta pesquisa; sobretudo, levando em conta os novos mecanismos de aprendizagem que estão à disposição dos educadores. Uma dessas ferramentas são os programas de NIE (Newspaper in Education). Tais iniciativas possibilitam que estudantes tenham acesso a um novo estilo de aprendizagem, conhecendo o mundo através das notícias, e, mais ainda, colaborando na efetivação de uma consciência crítica e mais participativa. Este trabalho pôde comprovar a ação e atuação desses novos programas, em especial o projeto encampado pelo jornal Estado de Minas, com o seu "EM vai às aulas". A interação entre aluno/professor facilita o rompimento do divórcio entre educador e aprendiz, sustentando, também, a efetivação do novo profissional, chamado Educomunicador. No entanto, este mesmo protagonista educativo tem o encargo de buscar novas formas de aprender e ensinar. Por isso, este trabalho conclui com singular atenção nas perspectivas de ação do referido programa, mas atenta para a necessidade de efetivação no uso das técnicas modernas de interação, como a Internet, ou mesmo, a criação e uso de recursos tecnológicos para o programa "EM vai às aulas", seja proporcionando aportes, incluindo o uso do CD-ROM, ou mesmo, incrementando as atividades junto aos professores, que são um dos principais entusiastas e atores para o bom êxito do programa. |