Avaliação do curso de Mestrado em Educação em Saúde - MES com base no modelo MCDA - Multicreteria Decision Aid
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dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Ensslin, Leonardo |
pt_BR |
dc.contributor.author |
Jucá, Raquel Weyne |
pt_BR |
dc.date.accessioned |
2012-10-19T04:09:02Z |
|
dc.date.available |
2012-10-19T04:09:02Z |
|
dc.date.issued |
2001 |
|
dc.date.submitted |
2001 |
pt_BR |
dc.identifier.other |
185756 |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/81448 |
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dc.description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Situações envolvendo tomada de decisão, têm merecido destaque cada vez maior na vida das pessoas, empresas e organizações diversas. Como conseqüência da globalização, tornando a sobrevivência cada dia mais difícil devido a intensa competitividade, perder espaço e dinheiro por conta de decisões mal tomadas, não deve fazer parte do cotidiano das pessoas. Sendo assim, metodologias que apóiam e dão suporte aos processos de tomada de decisão, tornando-os cientificamente fundamentados e, assim sendo, mais prováveis de conduzirem a resultados mais satisfatórios, constituem-se em ferramentas de grande utilidade. Como o curso de Mestrado em Educação em Saúde - MES é pioneiro no Brasil, a coordenadora encontrou uma série de dificuldades no sentido de analisar e melhorar o perfil do curso. Decidiu-se, então, fazer uma avaliação com base no modelo Multicritério de Apoio à Decisão - MCDA, objetivando identificar ações para o seu aperfeiçoamento. Utilizando uma fundamentação teórica baseada na orientação construtivista, em que o caminho a ser seguido não é pré-determinado, nem prescrito e sim recomendado e dialeticamente construído de modo interativo, o modelo seguiu uma seqüência de fases, iniciando-se pela definição da problemática em direção à geração de ações para o aperfeiçoamento do curso. Com base na visão da decisora, o modelo foi capaz de oferecer à Administração da Universidade de Fortaleza - UNIFOR, um quadro contextual de referência para orientar o processo de tomada de decisões a curto, médio e longo prazo. Além da aplicação desse procedimento em situação concreta, o estudo sugeriu caminhos para a legitimação do processo de geração de conhecimentos, obtidos através do modelo MCDA. |
pt_BR |
dc.format.extent |
ii, 233 f.| il., tabs., grafs. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
Florianópolis, SC |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Engenharia de produção |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Construtivismo |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Processo decisorio por criterio multiplo |
pt_BR |
dc.title |
Avaliação do curso de Mestrado em Educação em Saúde - MES com base no modelo MCDA - Multicreteria Decision Aid |
pt_BR |
dc.type |
Dissertação (Mestrado) |
pt_BR |
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