Educação a distância: desafios para a interação na sala de aula virtual pautados na transposição da tecnologia nos projetos de videoconferência

DSpace Repository

A- A A+

Educação a distância: desafios para a interação na sala de aula virtual pautados na transposição da tecnologia nos projetos de videoconferência

Show full item record

Title: Educação a distância: desafios para a interação na sala de aula virtual pautados na transposição da tecnologia nos projetos de videoconferência
Author: Schneider, Maria Clara Kaschny.
Abstract: O presente trabalho analisa as perspectivas e formas de interação no Projeto de Educação a Distância desenvolvido pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), que em parceria com a Fundação de Ciência e Tecnologia do Estado de Santa Catarina (FUNCITEC), Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), capacita professores de instituições de Ensino Superior do Estado de Santa Catarina, em nível de Mestrado e Doutorado, utilizando a videoconferência. Essa dissertação considera o uso de tecnologias, as transformações que elas podem ocasionar no contexto educacional, e de que forma utilizá-las nos processos de interação e comunicação para transceder os papéis tradicionais de professor e aluno. A ousadia e o poder que a Era do Conhecimento e da Informação estão gerando, transformam e desafiam os processos educacionais e fazem com que surjam mudanças e novos paradigmas nos projetos de Educação a Distância. A discussão de novas posturas e de quais são as formas de interação que levam professores e alunos a trabalharem, no âmbito da sala de aula virtual, de forma a construírem conhecimento e, não simplesmente repassarem ou copiarem conteúdos.
Description: Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico.
URI: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/80855
Date: 1999


Files in this item

Files Size Format View
152439.pdf 228.4Kb PDF Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar