Redes de inovação tecnológica para pequenas e médias empresas: um estudo exploratório para o setor apícola catarinense

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Redes de inovação tecnológica para pequenas e médias empresas: um estudo exploratório para o setor apícola catarinense

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dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Abreu, Aline França de pt_BR
dc.contributor.author Goedert, Adriano Rogério pt_BR
dc.date.accessioned 2012-10-18T19:43:02Z
dc.date.available 2012-10-18T19:43:02Z
dc.date.issued 1999
dc.date.submitted 1999 pt_BR
dc.identifier.other 151145 pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/80826
dc.description Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. pt_BR
dc.description.abstract Neste estudo exploratório, os conceitos de inovação, tecnologia, inovação tecnológica, informação; o processo de difusão tecnológica, alianças estratégias e redes empresariais, são revistos e discutidos. Apresentam-se, ainda, as experiências em redes de inovação tecnológica para as Pequenas e médias empresas (PME's), em países como: Suécia, Espanha, Estados Unidos, Itália e região Nordeste do país, onde existem alguns projetos para a formação de redes para o desenvolvimento regional. A ênfase é a caracterização de um modelo de formação de redes empresariais a partir do modelo de Rogers (1995) e sua aplicação (simulada) para o setor apícola catarinense. A apicultura no estado enfrenta alguns problemas, como: a) a falta de difusão da informação e da inovação; b) a falta de recursos e de capacidade produtiva; c) a falta de credibilidade do setor agrícola; d) a concorrência do Mercosul e dos estados da Federação. As redes de inovação tecnológica se constituem como alternativas para a alavancagem competitiva deste e de outros setores, tendo pontos fortes: a) a redução dos custos de produção e de distribuição; b) a flexibilização das atividades produtivas; c) a introdução de uma nova forma de gestão; d) a adaptação das infra-estruturas tecnológicas; e) o aumento da competitividade; f) o aumento da qualidade de vida e g) a criação sólida de uma marca institucional da região. pt_BR
dc.format.extent 149f.| il., tabs. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.subject.classification Pequenas e medias empresas pt_BR
dc.subject.classification Teses pt_BR
dc.subject.classification Florianopolis (SC) pt_BR
dc.subject.classification Inovações tecnológicas pt_BR
dc.subject.classification Teses pt_BR
dc.subject.classification Inovações tecnológicas pt_BR
dc.subject.classification Difusão de inovações pt_BR
dc.subject.classification Teses pt_BR
dc.subject.classification Teses pt_BR
dc.subject.classification Redes de informação pt_BR
dc.title Redes de inovação tecnológica para pequenas e médias empresas: um estudo exploratório para o setor apícola catarinense pt_BR
dc.type Dissertação (Mestrado) pt_BR


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