Abstract:
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Este trabalho aborda o uso dos recursos de computação gráfica e de modelagem tridimensional como instrumento no ensino do desenho projetivo e das projeções ortogonais na formação em Arquitetura. Experimenta e avalia um processo de ensino-aprendizagem baseado na construção de conhecimentos pela ação mediada por um instrumento. Nesta pesquisa, o instrumento é a utilização de procedimentos básicos de modelagem e edição de sólidos tridimensionais, disponíveis em aplicativos gráficos comumente usados como ferramenta de representação de projetos de Arquitetura. Para isso, analisa os conceitos relativos ao desenho aplicado à Arquitetura e Urbanismo, discutindo as questões que envolvem a Arquitetura, o projeto, a forma, o desenho, as possibilidades de representação gráfica, as matérias e disciplinas, os sistemas de projeção, os objetivos e o uso da informática aplicada. Em seguida, apresenta os conceitos e modelos de aprendizagem contemporâneos utilizados, especificamente o construtivismo em Piaget, a mediação em Vygotsky, a diversidade em Gardner. Relata a concepção, a realização, a observação e a análise, seguindo os conceitos da Engenharia Didática, da experiência de uso de um aplicativo gráfico tridimensional numa situação de ensino de projeções ortogonais na disciplina Desenho Projetivo. Conclui que os experimentos com o ambiente virtual estreitam as suas relações com o desenho tradicional a lápis, ambos utilizados com o mesmo significado: a representação gráfica da Arquitetura. A modelagem virtual tridimensional, como agente facilitador do entendimento das relações espaciais, contribui para o desenvolvimento dos exercícios tradicionais na prancheta, reafirma a interdependência entre os sistemas de projeção cônico e cilíndrico e rompe com a separação formal entre as matérias relativas aos diferentes sistemas de projeção. |