Qualidade de vida no trabalho do servidor público da Escola de Governo do Maranhão: aprendizagem no "quem somos e o que queremos"

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Qualidade de vida no trabalho do servidor público da Escola de Governo do Maranhão: aprendizagem no "quem somos e o que queremos"

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dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Patricio, Zuleica Maria pt_BR
dc.contributor.author Campos, Silvia Maria Carvalho pt_BR
dc.date.accessioned 2012-10-18T12:09:15Z
dc.date.available 2012-10-18T12:09:15Z
dc.date.issued 2001
dc.date.submitted 2001 pt_BR
dc.identifier.other 192123 pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/80260
dc.description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio-Econômico. Programa de Pós-Graduação em Administração. pt_BR
dc.description.abstract Esta investigação científica teve origem na consciência de que compete às instituições assumirem postura ética de responsabilidade social em relação ao ser humano no contexto do trabalho. Fundamenta-se no ideal holístico-ecológico, com o propósito de suscitar uma nova abordagem da pessoa em seu ambiente de trabalho, na perspectiva de permitir a melhoria da qualidade de sua vida. O estudo desenvolveu-se por método qualitativo, através de trabalho de campo com os trabalhadores da Escola de Governo do Maranhão - EGMA, na cidade de São Luis - MA. Tem como objetivo conhecer a Qualidade de Vida dos trabalhadores públicos estaduais, da instituição sob investigação, focalizando a satisfação dos mesmos relacionados ao ambiente físico do trabalho, interações humanas e valorização do trabalho. Nesse processo dinâmico e complexo emergiu análise dos significados para compreendê-los na dimensão dos sentimentos, limitações, possibilidades, crenças, valores, práticas, perspectivas, o que dá prazer e o que incomoda, segundo as abordagens dos sujeitos. A partir desse conjunto de interpretações elabora-se a análise elucidativa da realidade estudada, identificando nesses diálogos a diversidade de fatos que se projetam para o delineamento do contexto organizacional enquanto fenômeno estudado sob determinado prisma. O resultado desta investigação bem demonstra que a teia de relações / condições, características daquele ambiente de trabalho, tem a força de influir na qualidade de vida dos trabalhadores, na medida em que frustram, estimulam, toleram ou reprimem as necessidades e possibilidades geradas no processo de interconexões das dimensões estudadas no âmbito da sua arquitetura organizacional. Se o trabalho é fonte de possibilidade para construção do viver melhor, de outra forma cria limitações que afetam o viver individual-coletivo do trabalhador. A interpretação desses dados revelou a necessidade da aprendizagem interna no "quem somos e o que queremos?' considerando que no estudo dos fatores que interferem na QVT encontra-se perfeita inter-relação com essa afirmativa, o que leva a sugerir um conjunto de recomendações com vistas para inibir fatores frágeis que geram insatisfação e por conseqüência afetam a qualidade de vida dos trabalhadores que me propus interpretar e compreender sob essa perspectiva". pt_BR
dc.format.extent 115 f.| tabs. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.subject.classification Administração pt_BR
dc.subject.classification Serviço público pt_BR
dc.subject.classification Maranhão pt_BR
dc.subject.classification Qualidade de vida no trabalho pt_BR
dc.subject.classification Satisfação no trabalho pt_BR
dc.subject.classification Clima organizacional pt_BR
dc.title Qualidade de vida no trabalho do servidor público da Escola de Governo do Maranhão: aprendizagem no "quem somos e o que queremos" pt_BR
dc.type Dissertação (Mestrado) pt_BR


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