O trabalho de ensinar: os mitos

DSpace Repository

A- A A+

O trabalho de ensinar: os mitos

Show full item record

Title: O trabalho de ensinar: os mitos
Author: Cunha, José Carlos de Almeida
Abstract: A questão em estudo nesta dissertação é o efeito da linguagem no processo de ensino-aprendizagem e quais seriam as orientações indicadas para aperfeiçoar o trabalho docente no contexto de hoje em dia. A linguagem é o primeiro fator sob análise. Seu papel no processo e os problemas e óbices que prejudicam a comunicação entre professor e aluno são aqui focalizados, principalmente o mau uso do vernáculo, o abuso de expressões idiomáticas estrangeiras e o impacto da mídia na cultura da sala de aula. Uma sucinta consideração das teorias de citação mais freqüente, como nas abordagens tradicional, comportamentalista, humanista ,cognitivista e sócio cultural introduz a questão central. Indaga, no contexto da apresentação, se o professor deve se ater a uma das direções ou se lhe é facilitado o trabalho quando diversifica suas táticas, combinando diversas orientações. Daí a proposição final de que a visão monolítica e unívoca do processo ensinar-aprender seja um mito. A variabilidade das condições mutantes ao longo do processo educacional exige que se incorporem as contribuições capazes de melhor adaptação às necessidades da díade aluno-professor
Description: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico
URI: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/80243
Date: 2001


Files in this item

Files Size Format View
178554.pdf 178.0Kb PDF Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar