O trabalho de ensinar: os mitos
Show full item record
Title:
|
O trabalho de ensinar: os mitos |
Author:
|
Cunha, José Carlos de Almeida
|
Abstract:
|
A questão em estudo nesta dissertação é o efeito da linguagem no processo de ensino-aprendizagem e quais seriam as orientações indicadas para aperfeiçoar o trabalho docente no contexto de hoje em dia. A linguagem é o primeiro fator sob análise. Seu papel no processo e os problemas e óbices que prejudicam a comunicação entre professor e aluno são aqui focalizados, principalmente o mau uso do vernáculo, o abuso de expressões idiomáticas estrangeiras e o impacto da mídia na cultura da sala de aula. Uma sucinta consideração das teorias de citação mais freqüente, como nas abordagens tradicional, comportamentalista, humanista ,cognitivista e sócio cultural introduz a questão central. Indaga, no contexto da apresentação, se o professor deve se ater a uma das direções ou se lhe é facilitado o trabalho quando diversifica suas táticas, combinando diversas orientações. Daí a proposição final de que a visão monolítica e unívoca do processo ensinar-aprender seja um mito. A variabilidade das condições mutantes ao longo do processo educacional exige que se incorporem as contribuições capazes de melhor adaptação às necessidades da díade aluno-professor |
Description:
|
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico |
URI:
|
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/80243
|
Date:
|
2001 |
Files in this item
This item appears in the following Collection(s)
Show full item record
Search DSpace
Browse
-
All of DSpace
-
This Collection
My Account
Statistics
Compartilhar