Um modelo para melhoria da qualidade dos serviços: estudo de caso na ouvidoria do PROCON/SC

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Um modelo para melhoria da qualidade dos serviços: estudo de caso na ouvidoria do PROCON/SC

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dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Forcellini, Fernando Antonio pt_BR
dc.contributor.author Heidemann, Luís Roberto pt_BR
dc.date.accessioned 2012-10-18T11:47:26Z
dc.date.available 2012-10-18T11:47:26Z
dc.date.issued 2001
dc.date.submitted 2001 pt_BR
dc.identifier.other 184439 pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/80228
dc.description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção pt_BR
dc.description.abstract Com a economia globalizada e a crescente inovação tecnológica tem impulsionado os fornecedores a ofertar seus produtos/serviços com qualidade, isto vem ocorrendo, em parte, devido a maior exigência de seus consumidores. Porém nem todos os fornecedores têm conseguido atingir as reais necessidades de seus consumidores, ocasionando assim inúmeros conflitos, que são direcionados ao setor Ouvidoria do PROCON. Na tentativa de desenvolvimento de um modelo para a melhoria da qualidade dos serviços neste setor e a resolução dos conflitos, buscou-se aplicar ferramentas da qualidade, que pudessem verificar as possíveis falhas/defeitos em seus processos e propor assim as melhorias necessárias. Através dessas ferramentas, foram identificados os principais problemas e suas causas como: excesso de processos administrativos abertos, dados dos clientes incompletos, processos administrativos abertos com solicitação de investigação preliminar, atendentes com pouco conhecimento de suas ferramentas de trabalho. Com a aplicação das ferramentas no modelo proposto no setor Ouvidoria do PROCON, verificou-se uma diminuição da abertura dos processos administrativos, em razão de uma maior consciência para a qualidade, tanto dos atendentes como dos clientes pt_BR
dc.format.extent x, 87 f.| tabs. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.subject.classification Engenharia de produção pt_BR
dc.subject.classification Defesa do consumidor pt_BR
dc.subject.classification Serviços (Economia) pt_BR
dc.subject.classification Avaliação pt_BR
dc.subject.classification Serviços (Economia) pt_BR
dc.title Um modelo para melhoria da qualidade dos serviços: estudo de caso na ouvidoria do PROCON/SC pt_BR
dc.type Dissertação (Mestrado) pt_BR


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