Ambiente educacional via WEB para odontologia: um estudo de caso em periodontia

DSpace Repository

A- A A+

Ambiente educacional via WEB para odontologia: um estudo de caso em periodontia

Show simple item record

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Bastos, Rogerio Cid pt_BR
dc.contributor.author Fernandes, Ana Paula Soares pt_BR
dc.date.accessioned 2012-10-18T10:43:03Z
dc.date.available 2012-10-18T10:43:03Z
dc.date.issued 2001
dc.date.submitted 2001 pt_BR
dc.identifier.other 181864 pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/80123
dc.description Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção pt_BR
dc.description.abstract O sistema educacional, responsável pela formação mais ampla do indivíduo, não está preparado para avançar no ritmo das trocas tecnológicas que ocorrem na sociedade. É necessário buscar novas abordagens para a capacitação de profissionais, que sejam interessantes, estimulantes e que possam propiciar resultados satisfatórios . Na área Odontológica no Brasil, por exemplo, muitos dos cirurgiões dentistas graduados não buscam a especialização devido aos altos custos e/ou ausência deste tipo de curso em suas regiões e/ou estados. Além disso, durante a graduação e mesmo nos cursos de Pós Graduação nem sempre é possível fornecer ao aluno situações complexas e/ou os mais variados tipos de casos clínicos, porque os pacientes que são triados e atendidos em clínicas universitárias e/ou de cursos de especialização podem não apresentar os casos ideais para prática de conceitos. Este trabalho tem como objetivo, então, utilizar os recursos tecnológicos existentes nas áreas de Inteligência Artificial, Internet e Informática na Educação para propor um ambiente que auxilie na educação continuada de graduandos e de cirurgiões dentistas. Para isto, fez-se um levantamento dos currículos dos Cursos de Odontologia das Universidades brasileiras; bem como das atividades práticas com pouca variedade e avaliou-se softwares importados que já estão em uso na Europa, porém não condiz a realidade brasileira. Com base neste levantamento, desenvolveu-se um ambiente baseado em Agentes Inteligentes, no qual os conteúdos instrucionais são trabalhados de acordo com o nível de conhecimento prévio de cada aluno, através de simulações de casos clínicos, testes e apresentações reais utilizando vídeo-chat. Este ambiente foi testado com alunos de cursos de especialização e professores de Odontologia, obtendo um resultado satisfatório no que diz respeito a sua usabilidade e sua eficiência em melhorar o nível de aprendizado dos alunos. pt_BR
dc.format.extent 183 f.| il., grafs., tabs. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.subject.classification Engenharia de produção pt_BR
dc.subject.classification Inteligencia artificial pt_BR
dc.subject.classification Aplicações educacionais pt_BR
dc.subject.classification Odontologia pt_BR
dc.subject.classification Estudo e ensino pt_BR
dc.subject.classification Ensino auxiliado por computador pt_BR
dc.subject.classification World Wide Web (Sistema de recuperação da informação) pt_BR
dc.title Ambiente educacional via WEB para odontologia: um estudo de caso em periodontia pt_BR
dc.type Tese (Doutorado) pt_BR
dc.contributor.advisor-co Magini, Ricardo de Souza pt_BR


Files in this item

Files Size Format View
181864.pdf 27.97Mb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar