dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Bastos, Rogerio Cid |
pt_BR |
dc.contributor.author |
Fernandes, Ana Paula Soares |
pt_BR |
dc.date.accessioned |
2012-10-18T10:43:03Z |
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dc.date.available |
2012-10-18T10:43:03Z |
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dc.date.issued |
2001 |
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dc.date.submitted |
2001 |
pt_BR |
dc.identifier.other |
181864 |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/80123 |
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dc.description |
Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção |
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dc.description.abstract |
O sistema educacional, responsável pela formação mais ampla do indivíduo, não está preparado para avançar no ritmo das trocas tecnológicas que ocorrem na sociedade. É necessário buscar novas abordagens para a capacitação de profissionais, que sejam interessantes, estimulantes e que possam propiciar resultados satisfatórios . Na área Odontológica no Brasil, por exemplo, muitos dos cirurgiões dentistas graduados não buscam a especialização devido aos altos custos e/ou ausência deste tipo de curso em suas regiões e/ou estados. Além disso, durante a graduação e mesmo nos cursos de Pós Graduação nem sempre é possível fornecer ao aluno situações complexas e/ou os mais variados tipos de casos clínicos, porque os pacientes que são triados e atendidos em clínicas universitárias e/ou de cursos de especialização podem não apresentar os casos ideais para prática de conceitos. Este trabalho tem como objetivo, então, utilizar os recursos tecnológicos existentes nas áreas de Inteligência Artificial, Internet e Informática na Educação para propor um ambiente que auxilie na educação continuada de graduandos e de cirurgiões dentistas. Para isto, fez-se um levantamento dos currículos dos Cursos de Odontologia das Universidades brasileiras; bem como das atividades práticas com pouca variedade e avaliou-se softwares importados que já estão em uso na Europa, porém não condiz a realidade brasileira. Com base neste levantamento, desenvolveu-se um ambiente baseado em Agentes Inteligentes, no qual os conteúdos instrucionais são trabalhados de acordo com o nível de conhecimento prévio de cada aluno, através de simulações de casos clínicos, testes e apresentações reais utilizando vídeo-chat. Este ambiente foi testado com alunos de cursos de especialização e professores de Odontologia, obtendo um resultado satisfatório no que diz respeito a sua usabilidade e sua eficiência em melhorar o nível de aprendizado dos alunos. |
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dc.format.extent |
183 f.| il., grafs., tabs. |
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dc.language.iso |
por |
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dc.publisher |
Florianópolis, SC |
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dc.subject.classification |
Engenharia de produção |
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dc.subject.classification |
Inteligencia artificial |
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dc.subject.classification |
Aplicações educacionais |
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dc.subject.classification |
Odontologia |
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dc.subject.classification |
Estudo e ensino |
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dc.subject.classification |
Ensino auxiliado por computador |
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dc.subject.classification |
World Wide Web (Sistema de recuperação da informação) |
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dc.title |
Ambiente educacional via WEB para odontologia: um estudo de caso em periodontia |
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dc.type |
Tese (Doutorado) |
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dc.contributor.advisor-co |
Magini, Ricardo de Souza |
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