O processo de raciocínio da teoria das restrições em instituições de ensino superior: um estudo de caso

DSpace Repository

A- A A+

O processo de raciocínio da teoria das restrições em instituições de ensino superior: um estudo de caso

Show full item record

Title: O processo de raciocínio da teoria das restrições em instituições de ensino superior: um estudo de caso
Author: Rocha Neto, Anselmo
Abstract: O presente trabalho é uma aplicação de ferramentas da Teoria das Restrições (TOC) para auxiliar a resolução de problemas em um curso de graduação de uma Instituição de Ensino Superior (IES). Os Processos de Raciocínio (PR) foram desenvolvidos para solucionar problemas, desta forma, este trabalho se propõe a utilizar o PR para solucionar problemas no curso de Administração da UNOESC, campus Chapecó. O PR é composto por 5 ferramentas : Árvore da Realidade Atual (ARA), Diagrama de Dispersão de Nuvens (DDN), Árvore da Realidade Futura (ARF), Árvore de Pré-Requisitos (APR) e Árvore de Transição (AT). Seguindo os passos dos PR e utilizando a ferramenta adequada para cada etapa, identificou-se o que mudar (o problema raiz responsável pela maioria dos efeitos indesejáveis que ocorrem na organização); para o que mudar (construção de uma solução para este problema raiz); e como causar a mudança (preparo de um plano de ação e sua implementação). Sua grande contribuição é na verbalização detalhada e conseqüente visualização do problema e de todos os efeitos colaterais que uma solução pode acarretar. Isto posto, as contra medidas são estudadas detalhadamente afim de obter a solução e evitar o aparecimento destes efeitos colaterais. A solução encontrada, está sendo implementada no momento, obedecendo os tramites legais da UNOESC campus Chapecó.
Description: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção.
URI: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/80119
Date: 2001


Files in this item

Files Size Format View
227688.pdf 4.476Mb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar