Módulos de ensino interdisciplinares aplicados à terceira idade para motivar o desenvolvimento de atividades produtivas

DSpace Repository

A- A A+

Módulos de ensino interdisciplinares aplicados à terceira idade para motivar o desenvolvimento de atividades produtivas

Show simple item record

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Ely, Vera Helena Moro Bins pt_BR
dc.contributor.author Machado, Ofélia Gomes pt_BR
dc.date.accessioned 2012-10-18T10:38:30Z
dc.date.available 2012-10-18T10:38:30Z
dc.date.issued 2001
dc.date.submitted 2001 pt_BR
dc.identifier.other 186983 pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/80116
dc.description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. pt_BR
dc.description.abstract Esta dissertação respalda-se na idéia de que a velhice é um processo natural e que a idade avançada, aliada à situação sócio-econômica, estimula problemas de ordem física, comprometendo a saúde do corpo; a solidão familiar e o preconceito social que rotula a terceira idade como segmento inválido para o trabalho compromete a saúde mental, provocando a falta de entusiasmo e motivação desse indivíduo. O objetivo geral da dissertação é aplicar módulos de ensino interdisciplinares para motivar o indivíduo de terceira idade a desenvolver atividades produtivas de forma a melhorar a sua qualidade de vida. A metodologia consiste numa pesquisa bibliográfica para conhecer teoricamente o processo de envelhecimento, seguida de uma pesquisa de campo com entrevistas informais e questionários aplicados a 127 residentes de Joinville, aleatoriamente selecionados, a quem foram transmitidos os módulos. Como parte do processo de apresentação de alternativas motivadoras, alguns empresários participaram dos módulos citando nichos de mercado, abertos desde que houvesse atualização da força de trabalho Após a proposição de um modelo de alternativa pedagógica, foram ministrados 09 módulos de ensino, com carga horária total de 40 horas/aula, envolvendo temas ligados à motivação, desafios e percepção empreendedora, até sugestões, ou estratégias, para montar o próprio negócio. Durante a aplicação dos módulos, o público alvo da pesquisa respondeu a questionários que comprovaram o interesse e a motivação despertados pelos mesmos. O grupo participou de forma ativa, consciente e revelou o desejo de desenvolver atividades produtivas, de retornar ao mercado de trabalho e, em conseqüência, se relacionar de maneira mais prazerosa e harmônica com a família e a sociedade. Após 03 meses ao término dos módulos, retomou-se o contato com 72% da amostra e verificou-se mudanças significativas ocorridas na rotina dos idosos, tendo havido retorno de 3% ao trabalho e 10% apresentado melhora no desempenho de suas atividades voluntárias. Estes dados comprovaram a validade dos módulos ao motivar as pessoas de terceira idade para o desenvolvimento de atividades produtivas. pt_BR
dc.format.extent iii, 122 f.| il., tabs., grafs. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.subject.classification Engenharia de produção pt_BR
dc.subject.classification Idosos pt_BR
dc.subject.classification Ensino pt_BR
dc.subject.classification Motivação na educação pt_BR
dc.title Módulos de ensino interdisciplinares aplicados à terceira idade para motivar o desenvolvimento de atividades produtivas pt_BR
dc.type Dissertação (Mestrado) pt_BR


Files in this item

Files Size Format View
186983.pdf 602.5Kb PDF Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar