Educação ambiental como processo transversal do currículo escolar
Show full item record
Title:
|
Educação ambiental como processo transversal do currículo escolar |
Author:
|
Fontanela, Luiz Batista
|
Abstract:
|
O presente trabalho apresenta a forma como os professores de Ciências, de 5ª a 8ª séries do Ensino Fundamental, de algumas escolas públicas, estaduais e municipais da ilha de Santa Catarina desenvolvem o tema Educação Ambiental no currículo escolar. Traz uma caracterização histórica e conceitual do tema no âmbito mundial e nacional; a forma como é sistematizada no currículo escolar tradicional e a legislação que a regulamenta. Discute a introdução da terminologia nos Parâmetros Curriculares Nacionais como Tema Transversal e a forma como a Educação Ambiental, ao perpassar as disciplinas do currículo tradicional renova-o, a partir de um novo enfoque. Parte do pressuposto de que as diversas Conferências Mundiais sobre Meio Ambiente recomendaram a inclusão da EA no currículo escolar, o que na prática ainda não atingiu seu verdadeiro objetivo, por ser o planejamento fragmentado e compartimentalizado, indo além da simples vontade de cada profissional da educação envolvido com o processo de Educar para um futuro sustentável. |
Description:
|
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. |
URI:
|
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/80066
|
Date:
|
2001 |
Files in this item
This item appears in the following Collection(s)
Show full item record
Search DSpace
Browse
-
All of DSpace
-
This Collection
My Account
Statistics
Compartilhar