Da experiência ambiental ao projeto arquitetônico: um estudo sobre o caminho do conhecimento na arquitetura
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dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Pereira, Fernando Oscar Ruttkay |
pt_BR |
dc.contributor.author |
Almeida, Maristela Moraes de |
pt_BR |
dc.date.accessioned |
2012-10-18T10:02:24Z |
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dc.date.available |
2012-10-18T10:02:24Z |
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dc.date.issued |
2001 |
|
dc.date.submitted |
2001 |
pt_BR |
dc.identifier.other |
183392 |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/80057 |
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dc.description |
Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Apresentamos aqui um estudo sobre o caminho do conhecimento na arquitetura, direcionado à investigação de uma via unificadora dos saberes que integram o projeto arquitetônico. Partimos do experienciamento do ambiente, procurando a significância da arquitetura nas qualidades ambientais que provê. Se são nossas intenções que mobilizam meios e criam lugares no espaço para realizar atividades, serão elas fundamentadoras das decisões durante o projeto. Pela compreensão da natureza experiencial da arquitetura, poderemos traduzir em significados os meios concretos que expressam a espacialização daquelas intenções. Desenvolvemos este estudo teórico-empírico no sentido de investigar fundamentos desta abordagem integradora que cabe ao arquiteto. Para isto, tratamos de compreender a arquitetura como experiência, investigando sua qualidade essencial, a habitabilidade, a partir de um estudo de casos em um conjunto habitacional. Interpretando os significados práticos dos elementos arquiteturais envolvidos em conflitos com os moradores, identificamos o potencial desta via norteadora para o exercício do projeto arquitetônico. Em geral abordados em separado quando estudados, sugerimos que os conhecimentos com os quais lida o arquiteto sejam conduzidos explicitamente durante o processo de projeto pela via do significado dos elementos arquitetônicos que compõem a obra. Propomos, então, que a espiral do conhecimento na arquitetura, formada pelas disciplinas que integram o saber arquitetônico, seja orientada pelo eixo transdisciplinar definidor do significado de cada elemento arquitetônico. A concepção assume, assim, o caráter de integração contínua, fundamentada pela ponderação entre os meios e os fins. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
Florianópolis, SC |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Engenharia de produção |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Projeto arquitetonico |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Aspectos ambientais |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Arquitetura |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Aspectos ambientais |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Ergonomia |
pt_BR |
dc.title |
Da experiência ambiental ao projeto arquitetônico: um estudo sobre o caminho do conhecimento na arquitetura |
pt_BR |
dc.type |
Tese (Doutorado) |
pt_BR |
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