Os processos de formulação de estratégias: caso das maiores empresas do pólo eletrônico de Manaus
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dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Bornia, Antonio Cezar |
pt_BR |
dc.contributor.author |
Machado, Marcelo Augusto Aguiar |
pt_BR |
dc.date.accessioned |
2012-10-18T09:35:50Z |
|
dc.date.available |
2012-10-18T09:35:50Z |
|
dc.date.issued |
2001 |
|
dc.date.submitted |
2001 |
pt_BR |
dc.identifier.other |
184922 |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/80010 |
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dc.description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
A presente dissertação pretende estudar a forma pela qual as empresas do pólo Eletroeletrônico de Manaus formulam, desdobram, implementam e avaliam a eficácia de estratégias, com o objetivo de investigar a existência de relação entre o processo de formulação de estratégias e o desempenho organizacional. Para tal, foi realizada revisão da bibliografia sobre o assunto para as metodologias apresentadas na literatura que fossem organizadas, em linhas gerais de pensamento, chamadas de escolas. Concluída a revisão e classificação das escolas para a formulação de estratégias, a pesquisa previa, na sua etapa exploratória, a busca de elementos que justificassem a predominância de um determinado método nas empresas. Também a identificação de elementos que relacionassem o processo de formulação de estratégias e o desempenho organizacional. Para isso, estava prevista a realização de entrevistas e coleta de dados secundários em publicações e órgãos oficiais. Finalmente, os métodos de formulação de estratégias de desempenhos são comparados no intuito de se associar a predominância de um método específico entre empresas com desempenho superior ou inferior. Foi observada a existência de três grupos distintos na população pesquisada: o primeiro, que incorporam elementos culturais e de aprendizado na formulação de estratégias; o segundo, com predominância da estratégia como um processo de aprendizado e focada em resultados; finamente, o grupo onde se destacam as metodologias tradicionais do planejamento estratégico, mas é dada ênfase à capacidade empreendedora do principal executivo. Nos três grupos, foram observados casos de bom e mal desempenho organizacional, o que, contribui para acreditar-se que para o grupo estudado a eficácia da estratégia não está vinculada ao processo de formulação dela. |
pt_BR |
dc.format.extent |
xiii, 141 f.| tabs., grafs. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
Florianópolis, SC |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Engenharia de produção |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Concorrencia |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Industria |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Manaus (AM) |
pt_BR |
dc.title |
Os processos de formulação de estratégias: caso das maiores empresas do pólo eletrônico de Manaus |
pt_BR |
dc.type |
Dissertação (Mestrado) |
pt_BR |
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