Os processos de formulação de estratégias: caso das maiores empresas do pólo eletrônico de Manaus

DSpace Repository

A- A A+

Os processos de formulação de estratégias: caso das maiores empresas do pólo eletrônico de Manaus

Show simple item record

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Bornia, Antonio Cezar pt_BR
dc.contributor.author Machado, Marcelo Augusto Aguiar pt_BR
dc.date.accessioned 2012-10-18T09:35:50Z
dc.date.available 2012-10-18T09:35:50Z
dc.date.issued 2001
dc.date.submitted 2001 pt_BR
dc.identifier.other 184922 pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/80010
dc.description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. pt_BR
dc.description.abstract A presente dissertação pretende estudar a forma pela qual as empresas do pólo Eletroeletrônico de Manaus formulam, desdobram, implementam e avaliam a eficácia de estratégias, com o objetivo de investigar a existência de relação entre o processo de formulação de estratégias e o desempenho organizacional. Para tal, foi realizada revisão da bibliografia sobre o assunto para as metodologias apresentadas na literatura que fossem organizadas, em linhas gerais de pensamento, chamadas de escolas. Concluída a revisão e classificação das escolas para a formulação de estratégias, a pesquisa previa, na sua etapa exploratória, a busca de elementos que justificassem a predominância de um determinado método nas empresas. Também a identificação de elementos que relacionassem o processo de formulação de estratégias e o desempenho organizacional. Para isso, estava prevista a realização de entrevistas e coleta de dados secundários em publicações e órgãos oficiais. Finalmente, os métodos de formulação de estratégias de desempenhos são comparados no intuito de se associar a predominância de um método específico entre empresas com desempenho superior ou inferior. Foi observada a existência de três grupos distintos na população pesquisada: o primeiro, que incorporam elementos culturais e de aprendizado na formulação de estratégias; o segundo, com predominância da estratégia como um processo de aprendizado e focada em resultados; finamente, o grupo onde se destacam as metodologias tradicionais do planejamento estratégico, mas é dada ênfase à capacidade empreendedora do principal executivo. Nos três grupos, foram observados casos de bom e mal desempenho organizacional, o que, contribui para acreditar-se que para o grupo estudado a eficácia da estratégia não está vinculada ao processo de formulação dela. pt_BR
dc.format.extent xiii, 141 f.| tabs., grafs. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.subject.classification Engenharia de produção pt_BR
dc.subject.classification Concorrencia pt_BR
dc.subject.classification Industria pt_BR
dc.subject.classification Manaus (AM) pt_BR
dc.title Os processos de formulação de estratégias: caso das maiores empresas do pólo eletrônico de Manaus pt_BR
dc.type Dissertação (Mestrado) pt_BR


Files in this item

Files Size Format View
184922.pdf 23.50Mb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar