A formação inicial de professores para o uso das tecnologias de comunicação e informação: a realidade da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)

DSpace Repository

A- A A+

A formação inicial de professores para o uso das tecnologias de comunicação e informação: a realidade da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)

Show full item record

Title: A formação inicial de professores para o uso das tecnologias de comunicação e informação: a realidade da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)
Author: Dantas, Aleksandre Saraiva
Abstract: Pesquisa que analisa como se dá a formação inicial de professores para o uso das tecnologias de comunicação e informação na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Discute alguns elementos que influenciam o processo educativo, apontando para a existência de novas demandas que se apresentam para este processo. Mostra que o sistema educacional presencial, influenciado pelo modelo neoliberal, não vem atendendo adequadamente às novas demandas que lhe são apresentadas, analisando as condições de trabalho do professor, e apresenta as tecnologias de comunicação e informação como elemento que pode contribuir para a elaboração de um novo paradigma educacional, objetivando superar as limitações inerentes ao ensino presencial, como também no desenvolvimento da modalidade de educação a distância. Diante da possibilidade de utilização pedagógica das tecnologias de comunicação e informação em atividades presenciais ou não, destaca a necessidade de se preparar os professores para essa utilização mostrando que cada tecnologia tem características particulares, exigindo um profissional capaz de saber quando, onde, por quê e para quê utilizá-las. Diante dessa necessidade, descreve a realidade dos cursos de licenciatura como um todo, abordando elementos como: interdisciplinaridade, relação entre teoria e prática, etc., e, em seguida, apresenta a realidade dos cursos de licenciatura, no que tange a preparação para o uso das tecnologias de comunicação e informação. Através da análise de questionários respondidos por alunos e professores dos cursos de licenciatura da universidade analisada, como também da revisão de literatura, identifica elementos que influenciam este processo, considerando que as discussões acerca desta temática são frutos da iniciativa individual de um ou outro docente, e chega a conclusão que não existe uma cultura audiovisiva no interior desta universidade.
Description: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção.
URI: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/79955
Date: 2001


Files in this item

Files Size Format View
187728.pdf 26.55Mb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar