A transição de saúde-doença vivenciada por gestantes hipertensas mediada pelo cuidado educativo de enfermagem

DSpace Repository

A- A A+

A transição de saúde-doença vivenciada por gestantes hipertensas mediada pelo cuidado educativo de enfermagem

Show full item record

Title: A transição de saúde-doença vivenciada por gestantes hipertensas mediada pelo cuidado educativo de enfermagem
Author: Martins, Marialda
Abstract: Este estudo teve como objeto o significado da transição de saúde doença atribuído pela gestante portadora de Doença Hipertensiva Específica da Gestação. Os objetivos do estudo basearam-se em apreender que significados a gestante portadora de DHEG atribui à transição de saúde-doença diante da pluriversidade da vivência e cuidar da gestante portadora de DHEG, sob o enfoque educativo enquanto emergia o significado expresso pelos discursos. O método de pesquisa utilizado foi a pesquisa qualitativa. Os sujeitos da pesquisa foram gestantes portadoras de DHEG internadas em um hospital escola de Curitiba/PR. Para a obtenção dos discursos utilizei a entrevista semi-estruturada .Os depoimentos foram analisados através da análise de conteúdo de Bardin (1979) bem como à luz da teoria de transição para buscar a compreensão do vivido. Foi possível apreender importantes aspectos através das unidades de contexto. Os resultados apontam a compreensão que a vivência da transição de saúde-doença ocasiona mudanças significativas ao ser mulher portadora de DHEG, à sua família e ao contexto social de convívio. A carência de informações gera sentimentos de medo, insegurança, angústia, desespero, conduzindo à falta de consciência do cuidado de si. As necessidades expressas diante da transição, exigem o cuidado educativo, humanizado, transicional em busca de um viver saudável
Description: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Saúde. Programa de Pós-Graduação em Enfermagem.
URI: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/79943
Date: 2001


Files in this item

Files Size Format View
183374.pdf 3.825Mb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar