Ambientes virtuais de aprendizagem em química
Show simple item record
dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Pereira, Alice Theresinha Cybis |
pt_BR |
dc.contributor.author |
Menezes, Helvécio Costa |
pt_BR |
dc.date.accessioned |
2012-10-18T08:48:15Z |
|
dc.date.available |
2012-10-18T08:48:15Z |
|
dc.date.issued |
2001 |
|
dc.date.submitted |
2001 |
pt_BR |
dc.identifier.other |
185931 |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/79927 |
|
dc.description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Este trabalho idealiza e acompanha o desenvolvimento de um projeto envolvendo a informática em uma situação de aprendizagem a fim de facilitar a compreensão da estrutura da matéria, correlacionando a sua compreensão com o entendimento contextualizado sobre o meio ambiente. A evolução das idéias referentes à estrutura da matéria, as ferramentas computacionais disponíveis para mediarem o processo de ensino- aprendizagem e o estado da arte dos ambientes virtuais de aprendizagem de Química foram abordados a partir de um levantamento bibliográfico. Em seguida, são traçados os fundamentos da metodologia de projetos e feita a descrição do desenvolvimento do projeto: A qualidade do ar e da água no município de Divinópolis-MG . Com esse trabalho é possível gerar situações de ensino-aprendizagem de Química entre outras disciplinas, estabelecer conexões entre as abordagens macro e sub-microscópicas da matéria, fomentar a cooperação docente e discente, trabalhar as diversas habilidades dos alunos e elaborar uma leitura crítica da realidade. Dentre as principais limitações para desenvolver o projeto pode-se destacar a rigidez da estrutura curricular tradicional, a questão da avaliação e as dificuldades próprias de se trabalhar com situações novas e complexas. Para o desenvolvimento de futuros trabalhos sugere-se que haja maior flexibilização do currículo com a participação efetiva de todas as disciplinas e que a Escola possa estar sempre aberta ao desafio de interagir com a comunidade. Uma perspectiva de continuidade desse projeto surge na pesquisa de soluções para os problemas ambientais detectados na fase inicial |
pt_BR |
dc.format.extent |
ii, 95 f.| il., tabs. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
Florianópolis, SC |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Engenharia de produção |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Quimica |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Estudo e ensino |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Aprendizagem |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Ambiente virtual |
pt_BR |
dc.title |
Ambientes virtuais de aprendizagem em química |
pt_BR |
dc.type |
Dissertação (Mestrado) |
pt_BR |
Files in this item
This item appears in the following Collection(s)
Show simple item record
Search DSpace
Browse
-
All of DSpace
-
This Collection
My Account
Statistics
Compartilhar