Design e análise de um cenário pedagógico de uso das ferramentas de trabalho cooperativo

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Design e análise de um cenário pedagógico de uso das ferramentas de trabalho cooperativo

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dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Ramos, Edla Maria Faust pt_BR
dc.contributor.author Albino, Sirlei de Fátima pt_BR
dc.date.accessioned 2012-10-18T08:40:59Z
dc.date.available 2012-10-18T08:40:59Z
dc.date.issued 2001
dc.date.submitted 2001 pt_BR
dc.identifier.other 181066 pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/79914
dc.description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação pt_BR
dc.description.abstract O trabalho apresenta uma pesquisa prática realizada através do design e análise de um cenário pedagógico de utilização de ferramentas de trabalho cooperativo, no caso, um editor de textos cooperativo - o equiText. Foi utilizado, como grupo experimental, uma turma de alunos da 3ª série do 2º grau, que criou cooperativamente textos referentes a assuntos relacionados a sua área de formação. A constituição dos grupos cooperativos foi estudada e aplicada com base nos estudos de Mailhiot, um seguidor de Kurt Lewin, que defende a idéia de que na formação dos grupos está o segredo para o sucesso do trabalho. As relações surgidas deste processo, os aspectos observados na formação dos grupos - como tamanho, composição, motivação e as relações derivadas desta interação: a autonomia, a definição de papéis, a cooperação, a consciência do processo em si; foram analisadas e discutidas sob o ponto de vista de três teorias: a epistemologia genética de Piaget, postulando que o conhecimento é construído através de experiências; o sócio-interacionismo de Vygotsky, tendo como premissa que o desenvolvimento do ser humano se dá sobretudo pela interação social e a sócio-biologia de Maturana & Varela, que difunde a idéia de autopoiese, onde o indivíduo influencia e sofre influência do meio, num constante processo de mutação. Comprovou-se que o editor cooperativo de texto favorece o surgimento e desenvolvimento de inúmeras situações que favorecem a interação, como por exemplo: a necessidade de várias idéias na tela, para serem discutidas; o processo de aceitação, troca e aprimoramento de opiniões; a união do grupo em prol de um objetivo comum: o texto final. Percebe-se que estruturas pré-determinadas, como as lideranças, foram dissolvidas e refeitas, gerando um processo de desacomodação/acomodação, vê-se que a neutralidade do ambiente igualou os componentes, e dentro de cada ritmo próprio, houve a quota de participação. O ambiente de trabalho cooperativo computadorizado pode ser uma ferramenta para a pedagogia da cooperação e acredita-se ser, esta pedagogia, um caminho real para a construção do real. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.subject.classification Ciência da computação pt_BR
dc.subject.classification Informatica pt_BR
dc.subject.classification Software - pt_BR
dc.subject.classification Desenvolvimento pt_BR
dc.subject.classification Editor de textos (Programas de computador) pt_BR
dc.subject.classification Ensino auxiliado por computador pt_BR
dc.title Design e análise de um cenário pedagógico de uso das ferramentas de trabalho cooperativo pt_BR
dc.type Dissertação (Mestrado) pt_BR


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