Gerenciamento de redes X Ensino à distância
Show simple item record
dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Fialho, Francisco Antonio Pereira |
pt_BR |
dc.contributor.author |
Magalhães, Teresinha Moreira de |
pt_BR |
dc.date.accessioned |
2012-10-18T07:23:54Z |
|
dc.date.available |
2012-10-18T07:23:54Z |
|
dc.date.issued |
2001 |
|
dc.date.submitted |
2001 |
pt_BR |
dc.identifier.other |
185907 |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/79774 |
|
dc.description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Este trabalho tem como objetivo analisar a utilização das Redes de Computadores aplicadas à Educação à Distância (EAD) nas organizações. Procura-se abordar o aproveitamento do potencial das Redes tanto no desenvolvimento de novas competências profissionais requeridas no campo da Informática, quanto na disseminação do conhecimento por parte das empresas ligadas à área operacional e de segurança de Sistemas. Para tanto, foi realizada, inicialmente, uma revisão de literatura, que permitiu identificar, em um estudo do LOTUS INSTITUTE (1996), uma classificação das tecnologias disponíveis para a Educação à distância (EAD), que foi, posteriormente, empregada na análise de um estudo de caso em uma empresa brasileira. A avaliação dessas experiências apresentou as seguintes conclusões: embora a Educação à Distância, com o suporte das Redes Eletrônicas de Comunicação, seja umas das aplicações com maiores perspectivas de desenvolvimento, o emprego das mesmas pela área de educação e treinamento empresarial configura-se ainda como um fenômeno recente, sem conclusão dos resultados de sua implementação; a EAD evolui no sentido de permitir ao aluno uma proximidade cada vez maior com a informação, ampliando a possibilidade de um processo educativo que tenha o sujeito como centro da aprendizagem. Portanto, a tecnologia não é neutra em matéria de construção do conhecimento, podendo influenciar, quantitativamente e qualitativamente, esse processo, imprimindo -lhe novas características. Concluímos ainda quanto à estreita relação entre as demandas de capacitação profissional e as Redes de computadores, tendo a competência como alvo. Por último, pudemos constatar que as Redes de Computadores são poderosos instrumentos na formação de comunidades de conhecimento, servindo de suporte à "Gestão de Conhecimento" das empresas. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
Florianópolis, SC |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Engenharia de produção |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Redes de computadores |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Ensino a distancia |
pt_BR |
dc.title |
Gerenciamento de redes X Ensino à distância |
pt_BR |
dc.type |
Dissertação (Mestrado) |
pt_BR |
Files in this item
This item appears in the following Collection(s)
Show simple item record
Search DSpace
Browse
-
All of DSpace
-
This Collection
My Account
Statistics
Compartilhar