Gerenciamento de redes X Ensino à distância

DSpace Repository

A- A A+

Gerenciamento de redes X Ensino à distância

Show simple item record

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Fialho, Francisco Antonio Pereira pt_BR
dc.contributor.author Magalhães, Teresinha Moreira de pt_BR
dc.date.accessioned 2012-10-18T07:23:54Z
dc.date.available 2012-10-18T07:23:54Z
dc.date.issued 2001
dc.date.submitted 2001 pt_BR
dc.identifier.other 185907 pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/79774
dc.description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. pt_BR
dc.description.abstract Este trabalho tem como objetivo analisar a utilização das Redes de Computadores aplicadas à Educação à Distância (EAD) nas organizações. Procura-se abordar o aproveitamento do potencial das Redes tanto no desenvolvimento de novas competências profissionais requeridas no campo da Informática, quanto na disseminação do conhecimento por parte das empresas ligadas à área operacional e de segurança de Sistemas. Para tanto, foi realizada, inicialmente, uma revisão de literatura, que permitiu identificar, em um estudo do LOTUS INSTITUTE (1996), uma classificação das tecnologias disponíveis para a Educação à distância (EAD), que foi, posteriormente, empregada na análise de um estudo de caso em uma empresa brasileira. A avaliação dessas experiências apresentou as seguintes conclusões: embora a Educação à Distância, com o suporte das Redes Eletrônicas de Comunicação, seja umas das aplicações com maiores perspectivas de desenvolvimento, o emprego das mesmas pela área de educação e treinamento empresarial configura-se ainda como um fenômeno recente, sem conclusão dos resultados de sua implementação; a EAD evolui no sentido de permitir ao aluno uma proximidade cada vez maior com a informação, ampliando a possibilidade de um processo educativo que tenha o sujeito como centro da aprendizagem. Portanto, a tecnologia não é neutra em matéria de construção do conhecimento, podendo influenciar, quantitativamente e qualitativamente, esse processo, imprimindo -lhe novas características. Concluímos ainda quanto à estreita relação entre as demandas de capacitação profissional e as Redes de computadores, tendo a competência como alvo. Por último, pudemos constatar que as Redes de Computadores são poderosos instrumentos na formação de comunidades de conhecimento, servindo de suporte à "Gestão de Conhecimento" das empresas. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.subject.classification Engenharia de produção pt_BR
dc.subject.classification Redes de computadores pt_BR
dc.subject.classification Ensino a distancia pt_BR
dc.title Gerenciamento de redes X Ensino à distância pt_BR
dc.type Dissertação (Mestrado) pt_BR


Files in this item

Files Size Format View
185907.pdf 2.460Mb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar