Um estudo sobre os egressos do curso de ciências contábeis da UNOESC Campus de Videira, na perspectiva de um projeto político-pedagógico

DSpace Repository

A- A A+

Um estudo sobre os egressos do curso de ciências contábeis da UNOESC Campus de Videira, na perspectiva de um projeto político-pedagógico

Show full item record

Title: Um estudo sobre os egressos do curso de ciências contábeis da UNOESC Campus de Videira, na perspectiva de um projeto político-pedagógico
Author: Fernandes, Carlos Roberto
Abstract: Este estudo aborda a situação do Curso de Ciências Contábeis da UNOESC - Campus de Videira, tomando por base um determinado período, no qual procurou identificar o nível de adequação da formação em Contabilidade, com a ocupação profissional dos egressos. O presente trabalho identificou sucessos e fracassos do curso, criando parâmetros de avaliação, na perspectiva da construção de um projeto político-pedagógico. Trata-se de uma pesquisa de estudo descritivo, de natureza exploratória, sendo caracterizada como um estudo de caso, cujo alvo do trabalho foram os egressos do Curso de Ciências Contábeis da UNOESC Campus de Videira, formados no período de 1994 a 1999. Realizou-se um levantamento junto à Secretaria Acadêmica da Universidade, sendo verificado uma lista de 166 egressos do período em questão. Por ser um número não muito elevado, optou-se por investigar todo seu universo. Elaborou-se um instrumento estruturado para a coleta de dados junto aos egressos, o qual continha questões fechadas e abertas, com predominância nas questões fechadas, enviado através dos correios e em alguns casos foram entregues pessoalmente. No que diz respeito à análise, foi adotado método comparativo, utilizando-se de tabulações simples de relações percentuais e de um programa estatístico específico para se chegar aos resultados. Em relação à devolução das respostas dos instrumentos de coleta de dados, 100 questionários retornaram, representando, aproximadamente, 60% do universo pesquisado. No que tange aos resultados, verificou-se que existe adequação parcial da formação oferecida pelo curso para as reais necessidades do mercado de trabalho. A pesquisa revela que o curso possui qualidades, sendo expressivo o número de egressos que trabalhavam, quando da realização do curso, mostrando que a formação oferecida facilitava a conquista do emprego, sendo também evidenciado que a maioria dos egressos estão atuando na área de formação ou próxima a ela. A pesquisa mostra que o curso tem uma formação muito teórica, necessitando um desenvolvimento maior nas práticas contábeis, no sentido de dar condições aos alunos de manipularem casos reais, fazendo simulações do dia-a-dia das empresas, para assim fortalecer o embasamento teórico. Ao concluir, recomenda-se à coordenação do curso, para que seja viabilizado um espaço para a criação de um laboratório contábil, para que se desenvolvam simulações nos mais diversos níveis de aprendizagem, no sentido de adequar a teoria à prática. Sugere-se, também, com base no estudo realizado, que os acadêmicos sejam incentivados à criação de projetos que beneficiem a sociedade, sendo um deles a assessoria às pequenas e médias empresas da região. Recomenda-se também para que seja revista a grade curricular do curso, que foi o maior ponto de discussão por parte dos egressos no trabalho. Por fim, sugere-se que seja promovida uma campanha de conscientização da população em geral, procurando esclarecer qual o verdadeiro papel do Contador, suas funções, suas habilidades e qual sua contribuição para a sociedade, bem como desenvolver campanha de marketing do curso, pois a pesquisa revela ser um curso de grandes qualidades e que muitas vezes não são percebidas
Description: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio-Econômico. Programa de Pós-Graduação em Administração.
URI: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/79762
Date: 2001


Files in this item

Files Size Format View
186161.pdf 14.88Mb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar