Proposta de um modelo de sistema para monitoramento da educação a distância em cursos de nível superior utilizando ferramentas de tecnologia da informação

DSpace Repository

A- A A+

Proposta de um modelo de sistema para monitoramento da educação a distância em cursos de nível superior utilizando ferramentas de tecnologia da informação

Show simple item record

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Todesco, Jose Leomar pt_BR
dc.contributor.author Vieira, Marcos Vinícius Gonçalves pt_BR
dc.date.accessioned 2012-10-18T06:42:59Z
dc.date.available 2012-10-18T06:42:59Z
dc.date.issued 2001
dc.date.submitted 2001 pt_BR
dc.identifier.other 187434 pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/79702
dc.description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. pt_BR
dc.description.abstract Esta proposta visa à apresentação de um modelo de sistema que colete dados pertinentes ao processo de monitoramento da modalidade de Educação a Distância em cursos de nível superior, sugerindo a utilização de algumas ferramentas de tecnologia da Informação para monitoramento e análise desse processo. As tecnologias previstas englobam Data Warehouse ou Data Mart, Data Mining, ferramentas OLAP e paradigmas de Inteligência Artificial. Uma vez coletados os dados pertinentes aos cursos de EAD, analisa-se de acordo com os parâmetros pertinentes ao curso, de maneira a contribuir para a melhoria dos serviços prestados pelas instituições credenciadas. Nenhum sistema educacional competente e de qualidade é desenvolvido sem um sistema de avaliação competente, ou seja, avaliação é uma questão essencial. São poucos os sistemas de EAD existentes, cujo modelo de avaliação fornecem meios para avaliação formal e informal integradas, predominando os sistemas de avaliação formal, onde o principal objetivo desses modelos é fornecer dados classificatórios dos alunos, através de avaliações somativas. O modelo aqui proposto pretende integrar a avaliação formal e informal, procurando identificar os possíveis problemas de aprendizagem ocorridos durante a interação dos alunos com o ambiente de EAD, caracterizando um enfoque quase que essencialmente informal ao processo, utilizando para isto a coleta de dados de avaliações formativas e somativas, com o intuito de fornecer resultados que possibilitem um acompanhamento contínuo da infra-estrutura utilizada no ambiente de EAD. A análise dos dados coletados é de fundamental importância no processo, pois por meio desta pode-se monitorar o aprendizado do aluno e a qualidade do serviço prestado pela instituição credenciada. O sistema poderá emitir relatórios freqüentes das análises efetuadas e, se encontrada alguma anormalidade nas análises, deverá ainda emitir relatórios de advertência endereçados aos órgãos controladores do processo. Isso disponibiliza informações consistentes para a tomada de decisão, seja a correção de rumos do processo em andamento ou outra atitude administrativa condizente com a realidade monitorada. Este projeto propõe uma metodologia de monitoramento de avaliações dos alunos e professores/tutores, com a intenção de garantir a qualidade mínima necessária ao processo de ensino-aprendizagem executado através da modalidade de EAD. A avaliação é considerada uma das principais etapas do processo de ensino e aprendizagem, e não pode ser desvinculada de todas as demais etapas. O diferencial deste processo é que a avaliação deve ser feita durante todo o desenrolar do processo de ensino e aprendizagem. pt_BR
dc.format.extent ii, 102 f.| il., tabs. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.subject.classification Engenharia de produção pt_BR
dc.subject.classification Ensino a distancia pt_BR
dc.subject.classification Tecnologia da informação pt_BR
dc.subject.classification Qualidade dos serviços pt_BR
dc.title Proposta de um modelo de sistema para monitoramento da educação a distância em cursos de nível superior utilizando ferramentas de tecnologia da informação pt_BR
dc.type Dissertação (Mestrado) pt_BR


Files in this item

Files Size Format View
187434.pdf 5.707Mb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar