Representações sociais da ergonomia em diferentes grupos: uma mudança de paradigma na educação física oferecida pelo CEFET-RN

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Representações sociais da ergonomia em diferentes grupos: uma mudança de paradigma na educação física oferecida pelo CEFET-RN

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dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Michels, Glaycon pt_BR
dc.contributor.author Dourado, Raimundo Antonio Gomes pt_BR
dc.date.accessioned 2012-10-18T06:05:24Z
dc.date.available 2012-10-18T06:05:24Z
dc.date.issued 2001
dc.date.submitted 2001 pt_BR
dc.identifier.other 185888 pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/79634
dc.description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Gradução em Engenharia de Produção. pt_BR
dc.description.abstract Este trabalho tem por objetivo identificar a dimensão dos conhecimentos e o sentido atribuído à Ergonomia por elementos de mídia e pelos professores, em especial os de Educação Física, pertencentes ao CEFET/RN. Para isso, foram analisados os conteúdos das informações que lhes chegam através de diversos meios de comunicação, bem como suas representações acerca dessa ciência emergente no contexto laboral dos dias atuais. Tomou-se como referencial investigativo a Teoria das Representações Sociais de Moscovici (1961), em cuja metodologia sugere-se a utilização de abordagem plurimetodológica. Assim, foram analisados os conteúdos de textos encontrados nos últimos anos na mídia impressa e eletrônica, que tratam da Ergonomia, bem como as respostas a questões formuladas a 37 docentes daquela instituição de ensino profissionalizante. Como resultado, verificou-se a existência de duas vertentes distintas para a utilização da Ergonomia como área de conhecimento no âmbito dos formadores de opinião: uma para os trabalhadores e outra para os fabricantes de móveis e equipamentos de trabalho. No que concerne aos professores, ficou evidenciado uma certa coerência entre os seus entendimentos sobre o assunto, e aqueles definidos pelos estudiosos da ergonomia. Entretanto, observou-se que esses conhecimentos para o primeiro grupo pesquisado estão impregnados de ideologia capitalista voltada para a produção, enquanto que para os professores predomina o sentido de que a ergonomia contribui para a melhoria da qualidade de vida dos trabalhadores. Finalmente foram apresentadas recomendações no sentido de difundir a Ergonomia no meio escolar, principalmente através da disciplina Educação Física, com o intuito de minimizar as conseqüências maléficas causadas pelo trabalho no homem moderno. pt_BR
dc.format.extent ii, 92 f.| tabs., grafs. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.subject.classification Engenharia de produção pt_BR
dc.subject.classification Ergonomia pt_BR
dc.subject.classification Aspectos sociologicos pt_BR
dc.subject.classification Ergonomia pt_BR
dc.subject.classification Estudos interculturais pt_BR
dc.subject.classification Qualidade de vida no trabalho pt_BR
dc.title Representações sociais da ergonomia em diferentes grupos: uma mudança de paradigma na educação física oferecida pelo CEFET-RN pt_BR
dc.type Dissertação (Mestrado) pt_BR


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