Uma contribuição à logística da indústria do petróleo: modelo de regressão dinâmica para previsão dos preços dos óleos WTI e BRENT

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Uma contribuição à logística da indústria do petróleo: modelo de regressão dinâmica para previsão dos preços dos óleos WTI e BRENT

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dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Samohyl, Robert Wayne pt_BR
dc.contributor.author Borsani, Angelo João pt_BR
dc.date.accessioned 2012-10-18T05:59:28Z
dc.date.available 2012-10-18T05:59:28Z
dc.date.issued 2001
dc.date.submitted 2001 pt_BR
dc.identifier.other 185118 pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/79624
dc.description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. pt_BR
dc.description.abstract No campo da Logística Inbound na indústria do petróleo, a função de maior impacto econômico é a aquisição (operações de trading) de matéria prima sob a forma de óleo bruto para posterior processamento e transformação em derivados. Os preços dos petróleos, no cenário internacional, estão em geral vinculados às cotações de dois óleos referenciais, West Texas Intermediate (WTI) e Brent. A previsão dos preços de WTI e Brent é importante não apenas para a elaboração do orçamento da Logística Inbound (estimativa de despesas com matéria prima), como também para nortear a decisão de compra de crus com qualidades similares e preços relacionados a WTI ou Brent. O objetivo do presente trabalho é desenvolver um modelo de regressão linear dinâmica para a previsão no curto e médio prazo do comportamento das cotações dos óleos referenciais e do diferencial de preço entre eles, correlacionando a evolução futura dos preços dos petróleos com variáveis relativas à indústria do petróleo no cenário internacional (produção, consumo, reservas provadas, capacidade de refino instalada, throughput das refinarias), ao mercado global de energias alternativas (gás natural, carvão, energia nuclear, energia hidrelétrica) e à evolução de parâmetros macroeconômicos a nível mundial (PIB dos EUA, da CEE, da OECD e do Japão, Produto Industrial Bruto dos EUA, produção e venda de veículos automotores, inflação do dólar norte-americano). O modelo de regressão linear dinâmica formulado neste trabalho apresenta a estrutura mais simples possível, sem perda apreciável de precisão. O critério utilizado para determinação da aderência do modelo foi U de Theil e a análise das projeções ex-post dos preços indicam U de Theil da ordem de 0,24. pt_BR
dc.format.extent ii, 184 f.| il., tabs., grafs., mapas pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.subject.classification Engenharia de produção pt_BR
dc.subject.classification Logistica empresarial pt_BR
dc.subject.classification Petroleo pt_BR
dc.subject.classification Preços pt_BR
dc.subject.classification Previsao pt_BR
dc.title Uma contribuição à logística da indústria do petróleo: modelo de regressão dinâmica para previsão dos preços dos óleos WTI e BRENT pt_BR
dc.type Dissertação (Mestrado) pt_BR


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