Paradoxos e aspectos psicológicos do uso do computador pelos professores e alunos do curso de psicologia do Unicentro Newton Paiva - Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil

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Paradoxos e aspectos psicológicos do uso do computador pelos professores e alunos do curso de psicologia do Unicentro Newton Paiva - Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil

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Title: Paradoxos e aspectos psicológicos do uso do computador pelos professores e alunos do curso de psicologia do Unicentro Newton Paiva - Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil
Author: Lopes, Sonia Maria Campos Flores
Abstract: Esta pesquisa aborda a questão do uso do computador em uma instituição de ensino superior de Belo Horizonte, o Unicentro Newton Paiva (UNP), e seus desdobramentos no campo das representações sociais, utilizando como fio condutor de análise o cotidiano da atividade docente e discente no curso de Psicologia desta Instituição. As ações de professores e alunos, neste cenário estratégico de produção do conhecimento, foram observadas, porque se considera que o conhecimento, enquanto produto, é afetado pelas condições sociais e psicológicas de um contexto específico. Usando como inspiração os estudos das representações sociais, adotando portanto, uma perspectiva da Psicologia Social, o foco do estudo recaiu na questão: Quais os aspectos psicológicos e os paradoxos que envolvem as práticas destes usuário? Os resultados mostram os efeitos da inclusão do uso do computador no contexto do Curso de Psicologia do Unicentro Newton Paiva. Tais resultados foram obtidos nas contingências verificadas, com base na observação in loco do trabalho dos professores e alunos e em suas falas registradas em duas entrevistas formais realizadas durante os três meses de pesquisa de campo. Enfoca a contemporaneidade, as interfaces culturais e epistemológicas, aspectos psicológicos, tecnopólio, representações sociais, razão e emoção, correlatos à tecnologia do uso do computador. Apresenta um parecer analítico sobre o que foi dito nas entrevistas, seguindo a padronização da análise do discurso denominada Escolha Sucessiva por Blocos. As amostras são produzidas por um discurso projetivo e analisadas de forma qualitativa e quantitativa. Seu resultado aponta que o sofrimento e o prazer aparecem, de forma evidente, permeando todas as práticas observadas
Description: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção.
URI: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/79583
Date: 2001


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