Desenvolvimento de metodologia para aplicação na disciplina de biodiversidade no curso superior de Tecnologia em Química Ambiental CEFET/Curitiba/Pr

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Desenvolvimento de metodologia para aplicação na disciplina de biodiversidade no curso superior de Tecnologia em Química Ambiental CEFET/Curitiba/Pr

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dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Fialho, Francisco Antonio Pereira pt_BR
dc.contributor.author Tonetto, Águeda Thormann pt_BR
dc.date.accessioned 2012-10-18T05:29:54Z
dc.date.available 2012-10-18T05:29:54Z
dc.date.issued 2001
dc.date.submitted 2001 pt_BR
dc.identifier.other 184854 pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/79576
dc.description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. pt_BR
dc.description.abstract O objetivo do presente trabalho é o desenvolvimento de metodologia para a disciplina de Biodiversidade que compõe a grade curricular do Curso Superior de Tecnologia em Química Ambiental do Centro Federal de Educação Tecnológica do Paraná - Curitiba. Foram desenvolvidas atividades para trabalhar a biodiversidade com o enfoque sistêmico e contextualizado, considerando que as espécies não vivem isoladamente e que a inter-relação entre elas segue um padrão de rede na qual todos os nós são importantes. Buscou-se mostrar a posição de igualdade de importância entre a espécie humana e as outras espécies de seres vivos trabalhando com os alunos a percepção das condições de seu entorno e percepção das espécies que ali vivem para trazer à tona a necessidade de respeito na convivência desta rede. Entre os resultados ficaram claros: o benefício da aplicação de dinâmicas de integração e percepção em sala ou nas saídas de campo; a preferência dos alunos por estratégias de ação que permitam sua participação efetiva como agente de seu descobrir, a restrição às aulas expositivas tradicionais no quadro-negro bem como aulas com transparências. Evidenciou-se que a infância é a fase em que devem ser despertadas e desenvolvidas a proximidade com a natureza e o respeito pela biodiversidade. Verifica-se a necessidade de educação ambiental para crianças, jovens e adultos pt_BR
dc.format.extent xi, 185 f.| grafs., tabs. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.subject.classification Engenharia de produção pt_BR
dc.subject.classification Diversidade biologica pt_BR
dc.subject.classification Disciplina escolar pt_BR
dc.subject.classification Metodologia pt_BR
dc.subject.classification Diversidade biologica pt_BR
dc.subject.classification Estudo e ensino pt_BR
dc.subject.classification Educação ambiental pt_BR
dc.title Desenvolvimento de metodologia para aplicação na disciplina de biodiversidade no curso superior de Tecnologia em Química Ambiental CEFET/Curitiba/Pr pt_BR
dc.type Dissertação (Mestrado) pt_BR


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