Empreendedorismo e capacitação docente: uma sintonia possível

DSpace Repository

A- A A+

Empreendedorismo e capacitação docente: uma sintonia possível

Show simple item record

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Lapolli, Edis Mafra pt_BR
dc.contributor.author Souza, Clair Gruber pt_BR
dc.date.accessioned 2012-10-18T05:16:14Z
dc.date.available 2012-10-18T05:16:14Z
dc.date.issued 2001
dc.date.submitted 2001 pt_BR
dc.identifier.other 187154 pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/79553
dc.description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. pt_BR
dc.description.abstract O presente trabalho apresenta uma abordagem metodológica para educadores, numa perspectiva empreendedora, levando-se em conta a época atual que vem sendo marcado por mudanças, destacando que é possível uma sintonia entre o empreendedorisno e a capacitação docente. O ser humano passa a ser considerado pleno de possibilidades, com atributos e potencialidades a partir da educação. Muito tem a se aprender, uma vez que a abordagem central deste trabalho está na formação de profissionais capazes de organizar situações de aprendizagem, de realizá-los com autonomia e responsabilidade. O momento é de revisão da educação escolar, do seu papel e do desafio do ser profissional da educação hoje. Aponta-se para o caminho do desenvolvimento de um projeto educativo empreendedor, no qual a atuação do profissional de educação precisa ter clareza dos objetivos a serem alcançados, da sua intervenção pedagógica, da sua flexibilidade e ao mesmo tempo da sua sensibilidade. Por outro lado, a demanda por ocupações vinculadas ao emprego autônomo, reflete a necessidade de programas relacionados com o empreendedorismo. Com perspectivas empreendedoras pode-se vislumbrar uma política educacional moderna, investigativa e desafiadora. A metodologia proposta reforça a importância da identificação de formas do pensar e agir dos educadores, utilizando-se a energia criativa de todos na solução de problemas e na busca incansável da eficácia do ensino. Tem-se também a análise do programa de capacitação de educadores e um questionário que reflete a cultura empreendedora já existente nos estabelecimentos de ensino. E, por fim, aponta-se neste trabalho, o valor do conhecimento, da aprendizagem continuada, da escola abrindo espaço à criatividade. pt_BR
dc.format.extent iii, 167 f.| il., tabs., grafs. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.subject.classification Engenharia de produção pt_BR
dc.subject.classification Educadores pt_BR
dc.subject.classification Professores - pt_BR
dc.subject.classification Formação pt_BR
dc.subject.classification Empreendedorismo pt_BR
dc.title Empreendedorismo e capacitação docente: uma sintonia possível pt_BR
dc.type Dissertação (Mestrado) pt_BR
dc.contributor.advisor-co Santos, Consuelo Aparecida Sielski pt_BR


Files in this item

Files Size Format View
187154.pdf 1.634Mb PDF Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar