A trajetória de um provedor de acesso à internet: o caso da Interaccess no período de 1995 a 2001
Show simple item record
dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Borenstein, Carlos Raul |
pt_BR |
dc.contributor.author |
Fonseca, Guilherme de Souza |
pt_BR |
dc.date.accessioned |
2012-10-18T04:55:38Z |
|
dc.date.available |
2012-10-18T04:55:38Z |
|
dc.date.issued |
2001 |
|
dc.date.submitted |
2001 |
pt_BR |
dc.identifier.other |
185359 |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/79523 |
|
dc.description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Este trabalho tem por objetivo descrever e analisar o processo de adaptação estratégica da InterAccess, empresa provedora de acesso à Internet, ao longo do período de 1995 a 2001. Busca-se compreender a trajetória da empresa e a forma com que ela se adaptou ao mercado, que é recente, extremamente dinâmico e turbulento. É desenvolvido um estudo de caso longitudinal e de natureza qualitativa. O período estudado compreende o início da Internet comercial no Brasil em 1995 até os dias atuais. Os dados são obtidos de fontes primárias, através da observação participante e de entrevistas com pessoas atuantes na área de Internet. Para a coleta dos dados secundários foi utilizada a análise de documentos e artigos em jornais e revistas. De acordo com a análise dos dados, foram definidos quatro períodos com características bastante distintas e foram analisadas as estratégias da empresa em cada um desses períodos, levando-se em conta o processo, a história e o conteúdo. Como resultado obteve-se um quadro que resume os quatro períodos, a saber: implantação da InterAccess, concorrência dos grandes provedores, os provedores gratuitos e o presente. Nesse quadro o ambiente externo é analisado através da consideração das cinco forças competitivas de Porter. Estão listadas também as principais mudanças internas, fatos relevantes e estratégias da InterAccess em cada período. A análise do quadro mostra o surgimento, de forma emergente, de uma estratégia de diferenciação, tornando-se uma das características marcantes da empresa. Estão evidenciadas as parcerias para captação de clientes e redução de custos operacionais. O trabalho traz um exemplo prático de como uma pequena empresa pode se manter atuante em um mercado altamente competitivo e dinâmico, compensando a desvantagem financeira em relação a grandes grupos através da implantação de estratégias adequadas. |
pt_BR |
dc.format.extent |
iii, 145 f.| il., tabs. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
Florianópolis, SC |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Engenharia de produção |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Internet (Redes de computadores) |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Provedores de serviços da internet |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Florianopolis (SC) |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Planejamento empresarial |
pt_BR |
dc.title |
A trajetória de um provedor de acesso à internet: o caso da Interaccess no período de 1995 a 2001 |
pt_BR |
dc.type |
Dissertação (Mestrado) |
pt_BR |
Files in this item
This item appears in the following Collection(s)
Show simple item record
Search DSpace
Browse
-
All of DSpace
-
This Collection
My Account
Statistics
Compartilhar