Informática educativa trabalhando com portadores de condutas típicas
Show full item record
Title:
|
Informática educativa trabalhando com portadores de condutas típicas |
Author:
|
Fontolan, Andréa Muniz de Carvalho
|
Abstract:
|
Este trabalho tem como questão central a análise dos processos de desenvolvimento de indivíduos com condutas típicas, mediados pelo uso do computador. O objetivo básico é criar oportunidades para que os portadores de condutas típicas desenvolvam integralmente suas potencialidades, integrando-se como sujeitos na comunidade. Propõe-se, ainda, analisar as representações dos professores do Projeto: Informática Educativa no Ensino Especial, voltado para a linha distúrbio de comportamento, sobre a utilização de computadores e verificar como eles se percebem no processo de implantação e do uso desta tecnologia em sala de aula, contribuindo para implementar inovações sugeridas como plano estratégico da instituição. Este estudo teve como metodologia básica, um estudo de caso, realizado em duas escolas de educação especial. Como resultado, podem-se destacar algumas questões importantes, tais como: a necessidade do envolvimento de todos os membros da equipe reunidos em torno de um propósito; a necessidade de se garantir condições básicas para um projeto desse porte, tais como - equipamentos, mudança curricular, preparação continuada da equipe; os avanços alcançados pelos alunos de condutas típicas na mediação do processo pelo uso do computador. Este estudo levanta uma questão crucial para as escolas de educação especial, em relação a utilização de tecnologias avançadas, não conseguindo porém, responder todas as indagações existentes sobre o tema, mas limita-se a indicar algumas alternativas e abre espaço para novos trabalhos. |
Description:
|
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. |
URI:
|
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/79519
|
Date:
|
2001 |
Files in this item
This item appears in the following Collection(s)
Show full item record
Search DSpace
Browse
-
All of DSpace
-
This Collection
My Account
Statistics
Compartilhar