UEMS - Rotatividade e educação a distância: novas propostas para a interiorização do ensino superior em Mato Grosso do Sul

DSpace Repository

A- A A+

UEMS - Rotatividade e educação a distância: novas propostas para a interiorização do ensino superior em Mato Grosso do Sul

Show full item record

Title: UEMS - Rotatividade e educação a distância: novas propostas para a interiorização do ensino superior em Mato Grosso do Sul
Author: Gottardi, Ana Tereza Vendramini
Abstract: O presente estudo teve por objetivo geral buscar novos rumos para a Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul - UEMS, com relação à sua proposta de oferta de cursos de graduação, que consiste na rotatividade desses cursos entre o campus central da instituição, na cidade de Dourados, e as 13 unidades de ensino da universidade, localizadas em diferentes municípios do interior do estado de Mato Grosso do Sul. Para tanto, procurou-se investigar se existem condições de se adotar a Educação a Distância - EAD - como uma forma de otimizar a interiorização da oferta de cursos. Desse modo, buscou-se conhecer o perfil do corpo docente da UEMS quanto à área de formação, faixa etária e regime de trabalho; se este é favorável à continuidade da rotatividade de cursos; qual a experiência deste corpo docente com recursos multimídia e, finalmente, se os docentes da UEMS são favoráveis à adoção da EAD como alternativa para o aperfeiçoamento do atual modelo de rotatividade de cursos. Dos 286 docentes, 144 responderam ao questionário que constituiu o principal instrumento da presente pesquisa. Os resultados da análise das respostas dos docentes ao questionário, indicam que mais de 50% dos 144 docentes participantes do estudo pertence à área de Ciências Humanas, está na faixa etária de 31 a 40 anos e faz parte do quadro permanente da instituição. Quanto ao mecanismo da rotatividade de cursos, aproximadamente metade dos docentes acredita que este cumpriu com o objetivo de interiorização do ensino superior. No entanto, mais da metade deles afirma ser favorável à extinção desse modelo, enquanto que cerca de dois terços são favoráveis à adoção de outros mecanismos. Com relação ao uso de recursos multimídia e informáticos, 80% dos docentes contam com computador para uso pessoal, 77% utilizam a Internet (www); 90% operam ou utilizam pelo menos um tipo de equipamento ou programa multimídia e mais de 60% aceitam ministrar pelo menos uma disciplina a distância. Estes resultados permitem afirmar que existem condições de se iniciar, gradativamente e em caráter experimental, um programa de EAD na UEMS como alternativa para o aperfeiçoamento de seu modelo atual de oferta de cursos, o que deverá permitir tanto o oferecimento de novos cursos como a expansão do número de vagas a serem oferecidas pela instituição aos moradores do interior do estado de Mato Grosso do Sul.
Description: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção.
URI: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/79438
Date: 2001


Files in this item

Files Size Format View
187908.pdf 21.65Mb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar