A integração pela educação tecnológica

DSpace Repository

A- A A+

A integração pela educação tecnológica

Show simple item record

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Ulbricht, Vania Ribas pt_BR
dc.contributor.author Parizotto, Janice pt_BR
dc.date.accessioned 2012-10-18T03:51:52Z
dc.date.available 2012-10-18T03:51:52Z
dc.date.issued 2001
dc.date.submitted 2001 pt_BR
dc.identifier.other 185860 pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/79437
dc.description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. pt_BR
dc.description.abstract A entrada da tecnologia no cotidiano da sociedade provocou uma quebra de paradigma em todos os setores sociais, promovendo rápidas e variadas transformações que estão atingindo diretamente as instituições escolares. A tecnologia trouxe benefícios ao mesmo tempo em que ampliou e revelou desigualdades. Neste contexto, tem-se um adolescente que freqüenta uma escola que não acompanha totalmente o desenvolvimento encontrado na Sociedade da Informação, demonstrando-se muitas vezes inquieto com o que a escola lhe oferece e ao perceber o descompasso procura outras alternativas. Uma outra classe social que se apresenta perdida entre toda esta tecnologia e sem acesso à mesma é a terceira idade, principalmente as pertencentes a camadas sociais menos favorecidas. Neste trabalho se procurou testar a utilização de uma metodologia baseada em projetos que permita considerar as potencialidades dos alunos e ao mesmo tempo amenizar a realidade de uma terceira idade que não foi alfabetizada tecnologicamente, possibilitando assim, além do conhecimento do computador, um crescimento pessoal e o resgate da auto-estima. Os resultados colhidos demonstraram que o projeto apresenta-se como uma alternativa válida de inclusão social e tecnológica não apenas de alunos adolescentes, mas também de uma parcela considerável da população, a terceira idade, e também como demonstração de que a escola pode, exercer um papel mais dinâmico e participativo dentro do contexto social do qual faz parte. pt_BR
dc.format.extent ii, 138 f.| il. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.subject.classification Engenharia de produção pt_BR
dc.subject.classification Informatica pt_BR
dc.subject.classification Estudo e ensino pt_BR
dc.subject.classification Adolescentes pt_BR
dc.subject.classification Terceira idade pt_BR
dc.title A integração pela educação tecnológica pt_BR
dc.type Dissertação (Mestrado) pt_BR


Files in this item

Files Size Format View
185860.pdf 6.921Mb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar