A integração pela educação tecnológica
Show simple item record
dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Ulbricht, Vania Ribas |
pt_BR |
dc.contributor.author |
Parizotto, Janice |
pt_BR |
dc.date.accessioned |
2012-10-18T03:51:52Z |
|
dc.date.available |
2012-10-18T03:51:52Z |
|
dc.date.issued |
2001 |
|
dc.date.submitted |
2001 |
pt_BR |
dc.identifier.other |
185860 |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/79437 |
|
dc.description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
A entrada da tecnologia no cotidiano da sociedade provocou uma quebra de paradigma em todos os setores sociais, promovendo rápidas e variadas transformações que estão atingindo diretamente as instituições escolares. A tecnologia trouxe benefícios ao mesmo tempo em que ampliou e revelou desigualdades. Neste contexto, tem-se um adolescente que freqüenta uma escola que não acompanha totalmente o desenvolvimento encontrado na Sociedade da Informação, demonstrando-se muitas vezes inquieto com o que a escola lhe oferece e ao perceber o descompasso procura outras alternativas. Uma outra classe social que se apresenta perdida entre toda esta tecnologia e sem acesso à mesma é a terceira idade, principalmente as pertencentes a camadas sociais menos favorecidas. Neste trabalho se procurou testar a utilização de uma metodologia baseada em projetos que permita considerar as potencialidades dos alunos e ao mesmo tempo amenizar a realidade de uma terceira idade que não foi alfabetizada tecnologicamente, possibilitando assim, além do conhecimento do computador, um crescimento pessoal e o resgate da auto-estima. Os resultados colhidos demonstraram que o projeto apresenta-se como uma alternativa válida de inclusão social e tecnológica não apenas de alunos adolescentes, mas também de uma parcela considerável da população, a terceira idade, e também como demonstração de que a escola pode, exercer um papel mais dinâmico e participativo dentro do contexto social do qual faz parte. |
pt_BR |
dc.format.extent |
ii, 138 f.| il. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
Florianópolis, SC |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Engenharia de produção |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Informatica |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Estudo e ensino |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Adolescentes |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Terceira idade |
pt_BR |
dc.title |
A integração pela educação tecnológica |
pt_BR |
dc.type |
Dissertação (Mestrado) |
pt_BR |
Files in this item
This item appears in the following Collection(s)
Show simple item record
Search DSpace
Browse
-
All of DSpace
-
This Collection
My Account
Statistics
Compartilhar