Modelo de gestão da informação digital online em bibliotecas acadêmicas na educação à distância
Show simple item record
dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Rados, Gregorio Jean Varvakis |
pt_BR |
dc.contributor.author |
Blattmann, Ursula |
pt_BR |
dc.date.accessioned |
2012-10-18T03:39:24Z |
|
dc.date.available |
2012-10-18T03:39:24Z |
|
dc.date.issued |
2001 |
|
dc.date.submitted |
2001 |
pt_BR |
dc.identifier.other |
182019 |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/79425 |
|
dc.description |
Tese [doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
O objetivo desta pesquisa de doutorado consiste em definir um modelo de gestão da biblioteca virtual a ser utilizado na educação à distância considerando as características dos serviços, em rede de computadores, no processo de aprendizagem nessa modalidade de ensino. Utiliza-se para contextualização a pesquisa bibliográfica como suporte na revisão da literatura, enfoca-se a importância das bibliotecas no processo de aprendizagem no ensino à distância e utiliza-se gestão de produtos e serviços de informação em ambiente da informação digital em redes de computadores. O gerenciamento por processos é utilizado como técnica na gestão da biblioteca virtual. Estudo de natureza empírica, envolve a observação e caracteriza-se o ambiente da pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção da Universidade Federal de Santa Catarina - Brasil. As questões do questionário da coleta de dados foram selecionadas em seis dimensões categorizadas: o uso, a eficiência, a motivação, a distribuição da informação digital, o treinamento necessário para utilizar fontes de informação digital online, e, o local de acesso. A análise dos resultados da coleta de dados possibilita caracterizar as necessidades e demandas informacionais dos sujeitos envolvidos em cursos oferecidos à distância pela Universidade Federal de Santa Catarina para viabilizar o desenvolvimento do modelo de gestão da informação online na educação à distância. Este modelo de gestão baseia-se nas condições da infra-estrutura logística da rede de computadores, principalmente ao ater-se na eficiência dos processos, considerando os processos de gestão na operacionalização da biblioteca virtual por área específica do conhecimento. As conclusões e recomendações estão enfocadas na viabilidade operacional e na técnica da implementação deste modelo de gestão da informação online na educação à distância no Brasil. A peculiaridade do modelo de gestão consiste em ser o ponto de acesso à informação online organizada para atender as demandas dos usuários na educação à distância. A característica do modelo de gestão está centrada na seleção, compilação e disseminação do conteúdo online. Possibilita ser uma nova forma de organização do conhecimento no processo de aprendizagem oferecido pelo programas de educação à distância para atender às demandas e satisfazer as necessidades dos usuários. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
Florianópolis, SC |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Engenharia de produção |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Bibliotecas virtuais |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Ensino a distancia |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Gestão da informação |
pt_BR |
dc.title |
Modelo de gestão da informação digital online em bibliotecas acadêmicas na educação à distância |
pt_BR |
dc.type |
Tese [doutorado) |
pt_BR |
Files in this item
This item appears in the following Collection(s)
Show simple item record
Search DSpace
Browse
-
All of DSpace
-
This Collection
My Account
Statistics
Compartilhar