Hábitos de estudo, tecnologia e a matemática: a importância de um novo enfoque

Repositório institucional da UFSC

A- A A+

Hábitos de estudo, tecnologia e a matemática: a importância de um novo enfoque

Mostrar registro simples

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Fialho, Francisco Antonio Pereira pt_BR
dc.contributor.author Gaspar, Diva Eugenia Sabadin pt_BR
dc.date.accessioned 2012-10-18T03:32:53Z
dc.date.available 2012-10-18T03:32:53Z
dc.date.issued 2001
dc.date.submitted 2001 pt_BR
dc.identifier.other 185858 pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/79416
dc.description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. pt_BR
dc.description.abstract O objetivo desta pesquisa buscou uma metodologia mais adequada à apropriação do conhecimento matemático, destacou-se origem, importância e um breve histórico, em busca de uma matemática para todos. Através da análise de teorias pedagógicas redirecionou-se o ensino da matemática levando o aluno a construir o conhecimento fazendo uso das novas tecnologias. Partimos do pressuposto de que todos têm capacidade inata de aprender, e que deve-se estimular o aluno construir o conhecimento de forma interativa e prazerosa sem imposições. Caracteriza-se como um estudo exploratório em que se empregou revisão bibliográfica e entrevista estruturada. Participaram da pesquisa 20 professores e 451 alunos do Ensino fundamental e Ensino Médio. Questionou-se hábitos de estudo e o apreço pela matemática. Quanto aos professores, o questionamento referiu-se as dificuldades encontradas no ensino-aprendizagem, buscando através das teorias e das novas tecnologias melhorar sua prática pedagógica. Os instrumentos da pesquisa foram: levantamento de dados, entrevista informal e análise de teorias pedagógicas. Através de pesquisa bibliográfica, buscou-se fundamentação metodológica dentro da teoria de Reuven Feuerstein, que vê o professor como mediador do processo ensino-aprendizagem. Os resultados apontam para urgência de reformulação de postura pedagógica e metodológica, pois, exige alteração de posicionamento e da estrutura da própria escola relativamente ao aprendizado individual e coletivo. pt_BR
dc.format.extent x, [100] f.| il., tabs. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.subject.classification Engenharia de produção pt_BR
dc.subject.classification Matematica - pt_BR
dc.subject.classification Estudo e ensino pt_BR
dc.subject.classification Metodologia pt_BR
dc.title Hábitos de estudo, tecnologia e a matemática: a importância de um novo enfoque pt_BR
dc.type Dissertação (Mestrado) pt_BR


Arquivos deste item

Arquivos Tamanho Formato Visualização
185858.pdf 4.449Mb PDF Visualizar/Abrir

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Navegar

Minha conta

Estatística

Compartilhar