Metodologia para a implantação de logística integrada: visando a competitividade de empresas supermercadistas

DSpace Repository

A- A A+

Metodologia para a implantação de logística integrada: visando a competitividade de empresas supermercadistas

Show simple item record

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.author Campos, Zilval Barbosa pt_BR
dc.date.accessioned 2012-10-18T02:57:38Z
dc.date.available 2012-10-18T02:57:38Z
dc.date.issued 2000
dc.date.submitted 2000 pt_BR
dc.identifier.other 225279 pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/79383
dc.description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. pt_BR
dc.description.abstract A abertura da economia pós-Collor, incentivou o ingresso de empresas supermercadistas multinacionais, com alta tecnologia de informação e sistemas logísticos integrados, o que lhes proporciona alto poder de competitividade, em função das baixas margens praticadas, onde se prioriza o alto giro e a agregação de valor aos serviços prestados à clientela. Este modelo de atuação logística para melhorar a competitividade das empresas supermercadistas, buscou analisar o que é praticado em supermercados nos Estados Unidos e países líderes europeus, onde as novas tecnologias já foram testadas com sucesso, bem como o sistema de logística integrada. Buscamos, dessa forma, evidenciar as novas ferramentas de gestão, para que, a nível doméstico, se possa adaptar as novas tecnologias e fazer frente à concorrência de empresas multinacionais. A macro-tendência é de grandes redes, para se atingir economia de escala. E, são adquiridas redes de médio e pequeno porte, conservando a sua bandeira, para garantir a fidelização da clientela. Os fornecedores passam a ser parceiros comerciais, com acesso ao giro de seu produto e passam a abastecer os supermercados em função do atingimento do estoque de segurança. O monitoramento do pedido ao faturamento, dentro de um enfoque logístico integrado, objetiva: minimizar os custos em estoques, aumentar o giro e otimizar os espaços das lojas, pois a Central de Distribuição passará a ser apenas um rito de passagem. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.subject.classification Engenharia de produção pt_BR
dc.subject.classification Logistica empresarial pt_BR
dc.subject.classification Avaliação pt_BR
dc.subject.classification Supermercados pt_BR
dc.subject.classification Administração pt_BR
dc.title Metodologia para a implantação de logística integrada: visando a competitividade de empresas supermercadistas pt_BR
dc.type Dissertação (Mestrado) pt_BR


Files in this item

Files Size Format View
225279.pdf 398.1Kb PDF Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar