Metodologia para a implantação de logística integrada: visando a competitividade de empresas supermercadistas
Show simple item record
dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
pt_BR |
dc.contributor.author |
Campos, Zilval Barbosa |
pt_BR |
dc.date.accessioned |
2012-10-18T02:57:38Z |
|
dc.date.available |
2012-10-18T02:57:38Z |
|
dc.date.issued |
2000 |
|
dc.date.submitted |
2000 |
pt_BR |
dc.identifier.other |
225279 |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/79383 |
|
dc.description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
A abertura da economia pós-Collor, incentivou o ingresso de empresas supermercadistas multinacionais, com alta tecnologia de informação e sistemas logísticos integrados, o que lhes proporciona alto poder de competitividade, em função das baixas margens praticadas, onde se prioriza o alto giro e a agregação de valor aos serviços prestados à clientela. Este modelo de atuação logística para melhorar a competitividade das empresas supermercadistas, buscou analisar o que é praticado em supermercados nos Estados Unidos e países líderes europeus, onde as novas tecnologias já foram testadas com sucesso, bem como o sistema de logística integrada. Buscamos, dessa forma, evidenciar as novas ferramentas de gestão, para que, a nível doméstico, se possa adaptar as novas tecnologias e fazer frente à concorrência de empresas multinacionais. A macro-tendência é de grandes redes, para se atingir economia de escala. E, são adquiridas redes de médio e pequeno porte, conservando a sua bandeira, para garantir a fidelização da clientela. Os fornecedores passam a ser parceiros comerciais, com acesso ao giro de seu produto e passam a abastecer os supermercados em função do atingimento do estoque de segurança. O monitoramento do pedido ao faturamento, dentro de um enfoque logístico integrado, objetiva: minimizar os custos em estoques, aumentar o giro e otimizar os espaços das lojas, pois a Central de Distribuição passará a ser apenas um rito de passagem. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
Florianópolis, SC |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Engenharia de produção |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Logistica empresarial |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Avaliação |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Supermercados |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Administração |
pt_BR |
dc.title |
Metodologia para a implantação de logística integrada: visando a competitividade de empresas supermercadistas |
pt_BR |
dc.type |
Dissertação (Mestrado) |
pt_BR |
Files in this item
This item appears in the following Collection(s)
Show simple item record
Search DSpace
Browse
-
All of DSpace
-
This Collection
My Account
Statistics
Compartilhar