A comparative study of the discourse of bank advertisements from Banco do Brasil in Brazil and Lloyds TSB in England

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A comparative study of the discourse of bank advertisements from Banco do Brasil in Brazil and Lloyds TSB in England

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dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Heberle, Viviane Maria pt_BR
dc.contributor.author Jorge, Sabrina Silveira de Souza pt_BR
dc.date.accessioned 2012-10-18T02:38:55Z
dc.date.available 2012-10-18T02:38:55Z
dc.date.issued 2000
dc.date.submitted 2000 pt_BR
dc.identifier.other 174329 pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/79360
dc.description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão. pt_BR
dc.description.abstract Muitos estudos sobre textos tem sido feitos sob a perspectiva da Análise Crítica do Discurso. Concentrando-se em propagandas de um determinado tipo, esta pesquisa tem como foco um estudo comparativo de dois folhetos bancários, um do Banco do Brasil (no Brasil), e outro do Lloyds TSB (na Inglaterra). Com base nos conceitos de Fairclough, que considera o discurso como prática social, eu contrasto o tipo de relação que os participantes mostram no texto e as identidades representadas pelo discurso da instituição bancária. Também tento identificar a ideologia usada nestas propagandas e o seu grau de persuasão. Com fundamentação na gramática sistêmica funcional de Halliday, observo as estruturas lexicogramaticais das orações. Mais especificamente, através do sistema de transitividade, analiso os tipos de processos nos textos, o envolvimento dos participantes nestes processos, e as circunstâncias destes processos. Além disso, através do sistema de modalidade, identifico o tipo de relacionamento no qual os participantes estão envolvidos. Por último, com base no estudo de Kress & van Leeuwen (1996), considero o aspecto visual das propagandas com o intuito de verificar como esta parte interage com o texto verbal para expressar a mensagem no texto. Resultados mostram que ambas as instituições se dirigem ao público de uma maneira informal. Porém, enquanto o Lloyds TSB expressa mais preocupação sobre a vida e as necessidades de seus clientes de uma maneira mais indireta, o Banco do Brasil é mais enfático e direto, mais preocupado em descrever os tipos de investimentos que oferece ao público. pt_BR
dc.format.extent [100] f.| il. pt_BR
dc.language.iso eng pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.subject.classification Bancos pt_BR
dc.subject.classification Propaganda pt_BR
dc.subject.classification Linguagem pt_BR
dc.subject.classification Publicidade pt_BR
dc.subject.classification Linguagem pt_BR
dc.subject.classification Analise do discurso pt_BR
dc.title A comparative study of the discourse of bank advertisements from Banco do Brasil in Brazil and Lloyds TSB in England pt_BR
dc.type Dissertação (Mestrado) pt_BR


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