Mission statements: site of social and ideological action /

DSpace Repository

A- A A+

Mission statements: site of social and ideological action /

Show full item record

Title: Mission statements: site of social and ideological action /
Author: Olher, Rosa Maria
Abstract: Este estudo é uma amostra de investigação de gênero como prática social. Teoricamente, baseia-se na análise tridimensional de um evento discursivo: o texto, a prática discursiva e a prática social (Fairclough, 1994). O objetivo deste estudo é discutir como as Missões são usadas pelas organizações ou instituições para estabelecer suas metas e planos estratégicos. A articulação destas metas e planos orienta as experiências dos participantes e estabelece papéis sociais. Desta forma, as Missões agem como portadoras de ideologias articuladas através de práticas discursivas nas quais conceitos e valores são compartilhados entre os participantes, refletindo e moldando as diferentes identidades sociais contemporâneas. Através de uma análise lingüística e crítica das Missões de Escolas de Línguas, pretendo enfocar questões sócio-políticas relacionadas às filosofias do Ensino de Línguas Estrangeiras como, por exemplo, a hipótese de que muitos discursos vinculados à globalização têm facilitado a expansão da língua inglesa e, esta expansão por sua vêz, tem facilitado a proliferação desses discursos (Pennycook, 1994). Portanto, além de mostrar evidências de que as Missões são um 'site' de ação social e ideológica, este estudo também pretende intensificar a reflexão e conscientização dos professores de línguas estrangeiras do modo como aspectos ideológicos ligados a valores sócio-econômicos são naturalmente articulados através da linguagem, particularmente através de gêneros textuais, dentro de contextos específicos.
Description: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão.
URI: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/79346
Date: 2000


Files in this item

Files Size Format View
175351.pdf 2.116Mb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar