A teacher's beliefs about teaching EFL in Brazil: a critical discourse analysis case study /

Repositório institucional da UFSC

A- A A+

A teacher's beliefs about teaching EFL in Brazil: a critical discourse analysis case study /

Mostrar registro simples

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Heberle, Viviane Maria pt_BR
dc.contributor.author Buschle, Cristala Athanazio pt_BR
dc.date.accessioned 2012-10-18T01:19:13Z
dc.date.available 2012-10-18T01:19:13Z
dc.date.issued 2000
dc.date.submitted 2000 pt_BR
dc.identifier.other 174053 pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/79271
dc.description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão. pt_BR
dc.description.abstract Estudos sobre a abordagem de pensar do professor tem se concentrado em teorias e crenças. Estes estudos tem uma importância dupla. Primeiro, chamam atenção para os complexos processos cognitivos que envolvem ensinar uma língua estrangeira (inglês) Segundo, porque eles enfatizam a importância de compreender a crença do professor como maneira de entender sua atuação em sala de aula. Nesta dissertação investigo três momentos/ fragmentos do discurso de um professor de LE: um questionário, um conjunto de perguntas reflexivas e uma entrevista. Baseada na literatura sobre formação do professor, teoria da Análise Crítica do Discurso, (Fairclough, 1989; 1992) com o objetivo de revelar crenças de um professor de inglês graduado. A análise do Discurso serviu como ferramenta de leitura para examinar as crenças textualmente/lingüísticamente expressadas por este professor. Os textos escritos foram analisados a partir da Gramática Sistêmica de Halliday (1985; 1994). O exame dos processos verbais e dos participantes sugerem que a informante possui um conjunto sistematizado de crenças que tendem ser bastante tradicional, e que são organizadas, construídas socialmente através das experiências em sala de aula e fora. Este estudo sinaliza que o desenvolvimento do professor se dê a partir da conscientização crítica e da reflexão sobre variantes educacionais, nas quais a língua inglesa como língua estrangeira é vista num contexto social mais amplo. pt_BR
dc.format.extent vi, 95 f.| tabs. pt_BR
dc.language.iso eng pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.subject.classification Lingua inglesa - pt_BR
dc.subject.classification Estudo e ensino - Estudantes estrangeiros pt_BR
dc.subject.classification Analise do discurso pt_BR
dc.subject.classification Critica pt_BR
dc.title A teacher's beliefs about teaching EFL in Brazil: a critical discourse analysis case study / pt_BR
dc.type Dissertação (Mestrado) pt_BR


Arquivos deste item

Arquivos Tamanho Formato Visualização
174053.pdf 16.34Mb PDF Visualizar/Abrir

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Navegar

Minha conta

Estatística

Compartilhar