A dinâmica da aprendizagem gerencial: o caso do Hospital Moinhos de Vento

DSpace Repository

A- A A+

A dinâmica da aprendizagem gerencial: o caso do Hospital Moinhos de Vento

Show simple item record

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Cunha, Cristiano Jose Castro de Almeida pt_BR
dc.contributor.author Moraes, Liege Viviane dos Santos de pt_BR
dc.date.accessioned 2012-10-17T23:52:00Z
dc.date.available 2012-10-17T23:52:00Z
dc.date.issued 2000
dc.date.submitted 2000 pt_BR
dc.identifier.other 176081 pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/79159
dc.description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. pt_BR
dc.description.abstract O propósito deste estudo é investigar como os executivos de uma organização hospitalar aprendem a administrar diante dos desafios diários do trabalho. A resposta a esta questão de pesquisa foi viabilizada através do seguinte objetivo geral: compreender o processo de aprendizagem de executivos de uma organização. Chegar a este objetivo foi possível através do alcance de quatro objetivos específicos: descrever as naturezas e as formas de aprendizagem; identificar o conteúdo da aprendizagem; verificar os sentimentos e as mudanças de consciência dos sujeitos e a importância do contexto social e organizacional na aprendizagem deles. A pesquisa empírica foi realizada em uma organização hospitalar de excelência localizada em Porto Alegre (RS). A metodologia de pesquisa adotada foi um estudo de caso qualitativo. Os princípios metodológicos foram baseados numa perspectiva humanista de pesquisa, onde os objetivos do pesquisador estão em interpretar e compreender um fenômeno pela perspectiva dos sujeitos. Este tipo de pesquisa não se interessa por testar hipóteses, mas em interpretar um fenômeno social contemporâneo. Verificou-se que a aprendizagem dos sujeitos é um processo dinâmico que envolve o contexto e os sentimentos em relação à aprendizagem, a aquisição de vários tipos de conhecimento através de diferentes formas, fatores que facilitam e que dificultam a aprendizagem, resultados específicos e a visão dos sujeitos sobre o processo. A análise dos dados da pesquisa permitiu que se concluísse que a aprendizagem dos executivos deste estudo: transcende a classificação formal e informal; não se restringe ao domínio instrumental de conhecimento; é influenciada pelo contexto organizacional e social; pode contribuir para a estratégia empresarial através dos sentimentos e mudanças de significados dos gerentes e está relacionada às experiências vivenciadas pelos gerentes e à natureza de seu trabalho. pt_BR
dc.description.abstract Abstract The purpose of this study is to investigate how the health care executives learn to manage against the daily challenge jobs. The answer to this question was achieved by the following general objective: to comprehend the health care executives’ learning process. Four specifics objectives supported this achievement: to describe the executive learning nature and modes; to identify the executive learning content; to verify the executives feelings and change in awareness in their learning experiences, and to verify the social and organizational context relevance in the executives learning. The research methods is a qualitative case study applied in a hospital organization with excellence patterns within the health care system. The Hospital is located in Porto Alegre/Rio Grande do Sul. The methodological principles is based on the humanist perspective. The research objectives is the phenomenon comprehension and interpretation throughout the subjects perspective. This type of research is not interested in test hypothesis but in a social contemporary phenomenon interpretation. It was verified that the subjects learning is a dynamic process which involves the context and feelings related to learning; the acquisition of several types of knowledge through different ways; factors that constrain and facilitate managers learning, specific results and the subjects vision of the process. The analysis of the findings let to the conclusion that managers learning: transcend to the formal and informal classification; did it not restrict to the instrumental domain of knowledge; it is influenced by the organizational and social context; may contribute to the entrepreneurial strategy throughout the managers feelings and changes in awareness; and it is related to the executive experiences and the nature of their jobs. en
dc.format.extent xvi, 224 f.| tabs. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.subject.classification Engenharia de produção pt_BR
dc.subject.classification Administração pt_BR
dc.subject.classification Hospitais pt_BR
dc.subject.classification Desenvolvimento gerencial pt_BR
dc.subject.classification Treinamento pt_BR
dc.subject.classification Executivos pt_BR
dc.subject.classification Aprendizagem pt_BR
dc.title A dinâmica da aprendizagem gerencial: o caso do Hospital Moinhos de Vento pt_BR
dc.type Dissertação (Mestrado) pt_BR


Files in this item

Files Size Format View Description
PEPS1281-D.pdf 6.836Mb PDF View/Open Dissertação

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar