Despertando a equipe de enfermagem e a família para a importância do cuidado-presença ao recém-nascido de alto risco, através de um processo de educar para o cuidado

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Despertando a equipe de enfermagem e a família para a importância do cuidado-presença ao recém-nascido de alto risco, através de um processo de educar para o cuidado

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Título: Despertando a equipe de enfermagem e a família para a importância do cuidado-presença ao recém-nascido de alto risco, através de um processo de educar para o cuidado
Autor: Carvalho, Rejane Maria Agne de
Resumo: Trata-se este trabalho da dissertação de mestrado que tem como título: Despertando a equipe de enfermagem e a família para a importância do Cuidado-Presença do recém-nascido de alto risco, através de um Processo de Educar para o cuidado. Todo o recém-nascido necessita de alguém que se faça presente e que cuide dele, do mesmo modo que, não há formação de apego sem que as pessoas envolvidas se façam presentes. A presença é uma experiência interhumana que faz parte do ato de cuidar. Tendo em vista estes pressupostos foi desenvolvido este estudo, junto à equipe de enfermagem, familiares e recém-nascidos internados em uma CTI Pediátrica, de um hospital geral. O trabalho foi desenvolvido com o objetivo de ampliar o estudo acerca da qualidade da presença da equipe de enfermagem e da família dos recém-nascidos de alto risco, na tentativa de buscar alternativas e respostas que venham consolidar um Cuidado-Presença a este bebê que necessita ficar internado numa CTI. Para tanto, foi utilizado técnicas de pesquisa qualitativa, desde o levantamento dos dados à análise, tendo sido realizado encontros individuais com equipe de enfermagem e pais de recém-nascidos e encontros grupais com a equipe. A análise reflexiva deste estudo mostrou que através de um Processo de Educar para o Cuidado, é possível promover uma forma de Presença Comprometida que leve a uma Presença-Cuidado, envolvendo a equipe de enfermagem e familiares dos recém-nascidos de alto risco internado na CTI.
Descrição: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Saúde.
URI: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/79110
Data: 2000


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