A criação e gestão do conhecimento em empresas brasileiras: um estudo exploratório

DSpace Repository

A- A A+

A criação e gestão do conhecimento em empresas brasileiras: um estudo exploratório

Show simple item record

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Santos, Neri dos pt_BR
dc.contributor.author Gottardo, João Aparecido pt_BR
dc.date.accessioned 2012-10-17T22:54:07Z
dc.date.available 2012-10-17T22:54:07Z
dc.date.issued 2000
dc.date.submitted 2000 pt_BR
dc.identifier.other 178624 pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/79075
dc.description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção, Florianópolis, 2000 pt_BR
dc.description.abstract A presente dissertação de mestrado procura mostrar de que forma as pessoas podem ser alocadas em cada operação, para realizar as tarefas prescritas pela organização e como sistematizar as interfaces envolvidas em uma empresa. Um de seus objetivos é no seu desenvolvimento, identificar as formas como as organizações estão estruturadas estrategicamente para o desenvolvimento dos produtos como resultado do investimento em conhecimento organizacional. Neste sentido, ao abordar-se o ambiente organizacional atual, procura-se avaliar a importância do conhecimento humano, o envolvimento de diferentes profissionais na elaboração de projetos, no intercâmbio de idéias e nas tomadas de decisão, independente dos níveis hierárquicos onde eles se encontram. A gestão do conhecimento foi observada e analisada em três empresas onde foram aplicados questionários. A diferenciação dos ramos de atividade não foi fundamental para estabelecer parâmetros consistentes, porém a estrutura e o conhecimento organizacional, com certeza, o foram. As empresas analisadas já dispõem de um banco de dados, porém a sua otimização ou mesmo a sua utilização, ainda necessita uma reavaliação criteriosa em todos os níveis ou mesmo o desenvolvimento de uma cultura interna. A competitividade entre as equipes, o compartilhamento insuficiente das informações e idéias, um processo de cultura do conhecimento ainda incipiente e carência de métodos que permitam uma gestão mais participativa do conhecimento, foram evidenciados neste estudo exploratório. É importante lembrar que o que a empresa sabe, o caminho que ela trilha e quanto tempo ela levará para alcançar os seus objetivos, portanto define, inova e constrói seu futuro, já pt_BR
dc.format.extent [154] f.| grafs., fots. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.subject.classification Engenharia de produção pt_BR
dc.subject.classification Gestão de empresas pt_BR
dc.subject.classification Gestão do conhecimento pt_BR
dc.title A criação e gestão do conhecimento em empresas brasileiras: um estudo exploratório pt_BR
dc.type Dissertação (Mestrado) pt_BR


Files in this item

Files Size Format View
178624.pdf 10.65Mb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar