A criação e gestão do conhecimento em empresas brasileiras: um estudo exploratório
Show simple item record
dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Santos, Neri dos |
pt_BR |
dc.contributor.author |
Gottardo, João Aparecido |
pt_BR |
dc.date.accessioned |
2012-10-17T22:54:07Z |
|
dc.date.available |
2012-10-17T22:54:07Z |
|
dc.date.issued |
2000 |
|
dc.date.submitted |
2000 |
pt_BR |
dc.identifier.other |
178624 |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/79075 |
|
dc.description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção, Florianópolis, 2000 |
pt_BR |
dc.description.abstract |
A presente dissertação de mestrado procura mostrar de que forma as pessoas podem ser alocadas em cada operação, para realizar as tarefas prescritas pela organização e como sistematizar as interfaces envolvidas em uma empresa. Um de seus objetivos é no seu desenvolvimento, identificar as formas como as organizações estão estruturadas estrategicamente para o desenvolvimento dos produtos como resultado do investimento em conhecimento organizacional. Neste sentido, ao abordar-se o ambiente organizacional atual, procura-se avaliar a importância do conhecimento humano, o envolvimento de diferentes profissionais na elaboração de projetos, no intercâmbio de idéias e nas tomadas de decisão, independente dos níveis hierárquicos onde eles se encontram. A gestão do conhecimento foi observada e analisada em três empresas onde foram aplicados questionários. A diferenciação dos ramos de atividade não foi fundamental para estabelecer parâmetros consistentes, porém a estrutura e o conhecimento organizacional, com certeza, o foram. As empresas analisadas já dispõem de um banco de dados, porém a sua otimização ou mesmo a sua utilização, ainda necessita uma reavaliação criteriosa em todos os níveis ou mesmo o desenvolvimento de uma cultura interna. A competitividade entre as equipes, o compartilhamento insuficiente das informações e idéias, um processo de cultura do conhecimento ainda incipiente e carência de métodos que permitam uma gestão mais participativa do conhecimento, foram evidenciados neste estudo exploratório. É importante lembrar que o que a empresa sabe, o caminho que ela trilha e quanto tempo ela levará para alcançar os seus objetivos, portanto define, inova e constrói seu futuro, já |
pt_BR |
dc.format.extent |
[154] f.| grafs., fots. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
Florianópolis, SC |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Engenharia de produção |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Gestão de empresas |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Gestão do conhecimento |
pt_BR |
dc.title |
A criação e gestão do conhecimento em empresas brasileiras: um estudo exploratório |
pt_BR |
dc.type |
Dissertação (Mestrado) |
pt_BR |
Files in this item
This item appears in the following Collection(s)
Show simple item record
Search DSpace
Browse
-
All of DSpace
-
This Collection
My Account
Statistics
Compartilhar