O capital humano como elemento estratégico na economia da sociedade do conhecimento sob a perspectiva da teoria do agir comunicativo
Show full item record
Title:
|
O capital humano como elemento estratégico na economia da sociedade do conhecimento sob a perspectiva da teoria do agir comunicativo |
Author:
|
Ponchirolli, Osmar
|
Abstract:
|
O objetivo desta pesquisa foi a de verificar a importância da teoria do agir comunicativo de Habermas na era do Capital Humano. O capital humano foi analisado como um elemento estratégio fundamental no mundo organizacional. O método que caracteriza esta pesquisa é o estudo de caso, com utilização de fontes múltiplas de evidência. Os dados foram obtidos mediante entrevistas semi-estruturadas com dez gerentes da Volvo do Brasil, e de um questionário aplicado em um dos setores da empresa. A Análise dos dados foi efetuada de forma descritivo-interpretativa, abordagem predominantemente qualitativa. Utilizou-se, para tanto, a análise de conteúdo e a análise documental. Os dados revelam que o impacto da nova economia sobre os esquemas interpretativos de seus gestores necessitam de uma racionalidade não somente cognitivo-instrumental mas, de um modelo racionalidade comunicativa, onde as manifestações simbólicas dos homens encarnam saberes (convicções) intersubjetivamente partilhados. Tanto as ações de caráter cognitivo-instrumental como as ações orientadas ao entendimento são comuns e indispensáveis no planejamento estratégico de uma organização. O agir estratégico não pode ser concebido simplesmente como uma manipulação instrumental. |
Description:
|
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção |
URI:
|
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/79048
|
Date:
|
2000 |
Files in this item
This item appears in the following Collection(s)
Show full item record
Search DSpace
Browse
-
All of DSpace
-
This Collection
My Account
Statistics
Compartilhar