Contribuições do design na produção de software educacional
Show simple item record
dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Barcia, Ricardo Miranda |
pt_BR |
dc.contributor.author |
Fenner, Rita de Cássia |
pt_BR |
dc.date.accessioned |
2012-10-17T22:27:29Z |
|
dc.date.available |
2012-10-17T22:27:29Z |
|
dc.date.issued |
2000 |
|
dc.date.submitted |
2000 |
pt_BR |
dc.identifier.other |
176314 |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/79032 |
|
dc.description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção |
pt_BR |
dc.description.abstract |
O presente trabalho apresenta as contribuições que o design pode oferecer ao desenvolvimento de softwares educacionais. Constata que os meios e processos vêm se modernizando pelo emprego da tecnologia digital e trazem muitas vantagens quando utilizados na área educacional. O presente estudo apresenta o design como uma importante ferramenta na tradução e antecipação das necessidades do usuário do futuro, procurando identificá-lo de forma genérica como aquele(a) aprendiz potencial que irá utilizar o produto software educacional. Conceitua design e refere-se a ele como uma ação inovadora que visa atender os interesses da comunidade de usuários tendo como meta sua satisfação: produtos são inventados, projetados, produzidos, distribuídos, comprados e utilizados para atender as necessidades de usuários potenciais. Este trabalho procura destacar a importância do profissional de designer estar presente durante o processo de desenvolvimento de projetos de produtos na área de software educacional. Da mesma forma, ressalta a importância do design gráfico de interfaces, contribuindo para uma reflexão consciente sobre como delimitar os objetivos que auxiliarão na concepção de um ambiente de aprendizagem efetivo. Nesse ponto, apresenta a noção de metáfora de trabalho e de que forma a informática poderá contribuir para o alcance dos objetivos de ensino. Também examina o processo de desenvolvimento de aplicativos envolvendo a engenharia de software, estimulando a aplicação dos princípios fundamentais, metodológicos e de revisão lá adotados. Ressalta, ainda, as perspectivas do software educacional, como auxiliar no desenvolvimento do raciocínio, possibilitando a apresentação de situações-problema de forma mais realistas, bem como a flexibilização de tempo e local de aprendizagem. Finalmente, reafirma as potencialidades do design de software como um novo e promissor campo de trabalho, que ainda não é bem definido ou compreendido por profissionais de outras áreas. |
pt_BR |
dc.format.extent |
xi, 134 f.| il. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
Florianópolis, SC |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Engenharia de produção |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Educação |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Software - |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Desenvolvimento |
pt_BR |
dc.title |
Contribuições do design na produção de software educacional |
pt_BR |
dc.type |
Dissertação (Mestrado) |
pt_BR |
Files in this item
This item appears in the following Collection(s)
Show simple item record
Search DSpace
Browse
-
All of DSpace
-
This Collection
My Account
Statistics
Compartilhar