O desenvolvimento de um protótipo de sistema especialista baseado em técnicas de RPG para o ensino de matemática

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O desenvolvimento de um protótipo de sistema especialista baseado em técnicas de RPG para o ensino de matemática

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dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Gonçalves, Mirian Buss pt_BR
dc.contributor.author Zuchi, Ivanete pt_BR
dc.date.accessioned 2012-10-17T18:15:17Z
dc.date.available 2012-10-17T18:15:17Z
dc.date.issued 2000
dc.date.submitted 2000 pt_BR
dc.identifier.other 170113 pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/78717
dc.description Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. pt_BR
dc.description.abstract Atualmente as novas tecnologias vem desempenhando um papel de grande importância para a sociedade, surgindo possibilidades da aplicabilidade das mesmas em diversas áreas, em particular na educação. Em geral, os alunos mostram-se bastante motivados a estudar um conteúdo quando o mesmo é ensinado com o auxílio do computador, as aulas podem tornar-se atrativas e promover o aprendizado. A Inteligência Artificial pode contribuir de maneira significativa no desenvolvimento de ferramentas que viabilizam este processo, como, por exemplo, o ramo dos sistemas especialistas, que são programas computacionais destinados a solucionar problemas em campos específicos do conhecimento. O presente trabalho apresenta o desenvolvimento de um modelo computacional baseado em técnicas de Sistemas Especialistas e de RPG (Role Playing Games), que dentro da filosofia de um jogo, permite ao usuário, ao exercitar sua fantasia, testar seus conhecimentos matemáticos. Este modelo tem como objetivo, através de um ambiente lúdico, desenvolver o raciocínio dos alunos através da resolução de problemas matemáticos em nível de ensino fundamental, que surgem no decorrer da aventura. Estes problemas estão classificados em três níveis de dificuldade: fácil, médio e difícil. O modelo foi projetado para ser capaz de identificar em que classe de problemas o usuário teve maior dificuldade e, em situações específicas, pode lançar mão de dispositivos que oferecem explicações sobre como e o porquê que uma determinada conclusão foi atingida. Foram realizadas duas experimentações do modelo. A primeira, com uma turma de primeira série do ensino médio e a segunda com um grupo de professores de Matemática. O modelo foi implementado usando a shell KAPPA, que é uma ferramenta adequada para o desenvolvimento de Sistemas Especialistas. pt_BR
dc.format.extent xi, 122f.| il. + pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.subject.classification Ensino de primeiro grau pt_BR
dc.subject.classification Matematica pt_BR
dc.subject.classification Estudo e ensino pt_BR
dc.subject.classification Sistemas especialistas (Computação) pt_BR
dc.subject.classification Engenharia de produção pt_BR
dc.title O desenvolvimento de um protótipo de sistema especialista baseado em técnicas de RPG para o ensino de matemática pt_BR
dc.type Dissertação (Mestrado) pt_BR
dc.contributor.advisor-co Paladini, Cleide Regina Lentz pt_BR


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