Um processo de educação em saúde desenvolvido com um grupo de mães de crianças com algum grau de desnutrição
Show full item record
Title:
|
Um processo de educação em saúde desenvolvido com um grupo de mães de crianças com algum grau de desnutrição |
Author:
|
Rodrigues, Maria da Graça Soler
|
Abstract:
|
O presente trabalho relata e analisa uma experiência vivenciada com um grupo de mães de crianças com algum grau de desnutrição que freqüentam uma creche da periferia da cidade de Rio Grande-RS. Este trabalho tem como objetivo construir um processo de educação em saúde, possibilitando às mães uma aprendizagem que ampliasse as estratégias de enfrentamento às situações do seu dia a dia, relacionadas direta ou indiretamente ao cuidado de seus filhos. Foram realizados sete encontros com seis mães. O processo educativo desenvolvido com essas mães foi baseado na concepção pedagógica de Paulo Freire, sendo estabelecido o Círculo de Cultura, problematizada a realidade, emergindo assim os temas geradores. Dentre os assuntos debatidos no grupo, destacaram-se a fome e a desnutrição, surgindo o tema multimistura. Foram possíveis difundir, através de atividades teórico-práticas, conhecimentos sobre o preparo e utilização da multimistura, alimento alternativo de alto valor nutritivo e baixo custo que passou a ser usado por essas famílias como suplemento alimentar. Outro tema que mereceu destaque foi a cidadania. A partir das discussões efetuadas, despertou-se o espírito crítico nos integrantes do grupo, permitindo que se percebessem como sujeitos capazes de enfrentar desafios e transformar a realidade em que vivem, na busca do exercício da cidadania. |
Description:
|
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Saúde. Programa de Pós-Graduação em Enfermagem |
URI:
|
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/78689
|
Date:
|
2000 |
Files in this item
This item appears in the following Collection(s)
Show full item record
Search DSpace
Browse
-
All of DSpace
-
This Collection
My Account
Statistics
Compartilhar